A Prefeitura Municipal de Patos de Minas apresentou nesta quarta-feira (28) a plataforma virtual que receberá os processos digitais referentes a construções na cidade. As pessoas poderão pedir de casa ou dos escritórios Alvará de Construção, Informações sobre imóveis e o Habite-se. A plataforma começa a funcionar na próxima terça-feira, 3 de novembro.

O Projeto Patos Digital foi apresentado nesta tarde por meio de uma live no youtube. No vídeo, foi explicado como se fazer os pedidos de forma digital.  Aqueles que ainda desejarem ir à prefeitura para iniciar seu processo nos guichês de atendimento ainda poderão fazê-lo. O serviço presencial vai continuar sendo possível.

Mas, com o Patos Digital, todos serão abertos também na plataforma digital, onde após a abertura, o cidadão conseguirá acompanhar todos os andamentos. O projeto é direcionado para arquitetos e engenheiros civis, no entanto todo cidadão poderá fazer os pedidos e acompanhar os andamentos. Posteriormente, outros serviços serão incluídos na plataforma.

Leonardo Casagrande, da empresa responsável pela implantação do Patos Digital, explicou que os prazos para aprovação cairão consideravelmente. Em Chapecó/SC, processos que levavam 30 dias, após 6 meses de funcionamento da plataforma, gastam hoje apenas 6 dias. Os que demoravam 15 dias chegarão à aprovação em apenas 1 dia.

O Engenheiro Leonardo Costa falou sobre o Projeto Patos Digital. Ele disse que a expectativa é muito boa principalmente com relação à diminuição do prazo e redução de custos, por exemplo com a impressão dos projetos. Ele explicou todo o trâmite para a liberação de uma construção e espera que haja uma facilitação na aprovação.