Plantio de Girassol cresce na região e florada proporciona um espetáculo no campo

O cultivo da oleaginosa tem sido opção de cultura de inverno com bons resultados no campo.

publicado em 03/08/2015,


A florada do girassol dura entre 15 e 20 dias e revela a riqueza dessa cultura.

Um espetáculo de rara beleza pode ser acompanhado nos últimos dias na região. É a época da flor do girassol, uma cultura que vem ganhando espaço no Alto Paranaíba. O cultivo da oleaginosa tem sido opção de cultura de inverno com bons resultados no campo. O programa Chão das Gerais visitou uma lavoura na região da Serrinha, que chama a atenção de quem passa pela BR 365. A reportagem é de Edvar Santos e Jardel Galvão.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A cultura do girassol tem uma série de vantagens. A planta é rústica, bem tolerante a doenças e pouco exigente em água e fertilidade do solo. O girassol ainda traz benefícios ao solo através de cobertura verde e aumento de matéria orgânica, além de ser alternativa para a rotação de cultura.

O grão do girassol é destinado principalmente para a fabricação de óleo comestível, mas pode ser usado também como biodiesel e ração animal. Nesse caso, toda a produção dos 150 hectares da fazenda já foi negociada com uma indústria de óleos da cidade de Uberlândia. “O mercado é diversificado, mas exige aí um departamento comercial antecipado porque é necessário que se façam contratos antecipados para a comercialização”, explica Gilberto Silva – gerente da fazenda. 

Imagens atualizado em 03/08/2015 • 15 fotos

A florada do girassol dura entre 15 e 20 dias e revela a riqueza dessa cultura. A colheita vai acontecer no final do mês de agosto. A expectativa é de uma produção entre 2.500 e 3.000 quilos de sementes por hectare.

O programa Chão das Gerais vai ao ar aos sábados às 18h30 e aos domingos às 11h15 pela NTV. O programa também está disponível na internet no endereço www.chaodasgerais.com.br.

Autor: Maurício Rocha

Postado em 03/08/2015
Compartilhe:

8 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Fotógrafo | 4 anos, 4 meses atrás

    É liberado para fotos no local ?

    0 0 Responder

  • Van Gogh | 4 anos, 4 meses atrás

    Quantas indústrias tem em Patos de Minas? Quantos políticos aposentados e riquinhos tem em Patos de Minas? Qual a média salarial da cidade? Qual o nível dos vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas?

    1 0 Responder

  • FALEI E DISSE 4 anos, 4 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    luiz - 4 anos, 4 meses atrás

    além de mal informado o Sr. deve ser muito invejoso...Girassol é planta que necessita de clima mais temperado ou frio para se desenvolver e essa variedade é adaptada ao nosso clima e solo...claro que necessita cuidados culturais masainda bem que olho gordo como o seu não secou as plantas...se não tiver coisa melhor que fazer não fica fazendo comentários idiotas aqui...kkkkk

    2 0

  • Ricardaõ carreteiro | 4 anos, 4 meses atrás

    Muito lindo a natureza é maravilhosa saõ as cores do Brasil tudo muito lindo !!!!!

    29 2 Responder

    ricardao tambem 4 anos, 4 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    PTco - 4 anos, 4 meses atrás

    ... e o asfalto da estrada da rocinha!!!???

    5 6

    Lulinha - 4 anos, 4 meses atrás

    Não aceito! A cor do Brasil é vermelho. A Dona Marisa fez até uma bandeira vermelha lá no jardim do Palácio do Planalto. E viva os pixulecos!

    1 4