A UPA deve ser procurada em casos de maior gravidade.

A pandemia do Coronavírus- COVID-19- que tomou conta do mundo alterou significativamente as relações das pessoas na sociedade. No entanto, algumas pessoas ainda não se deram conta da gravidade da situação. Os médicos da Prefeitura fizeram mais um alerta nessa quinta-feira (19) e explicaram as medidas de prevenção e controle, bem como quando devem procurar a UPA.

A médica Maria Beatriz Devoti Vilela, Diretora Técnica da UPA do Bairro Jardim Peluzzo, destacou que as pessoas que apresentem sintomas da doença só devem procurar a unidade se estiverem em estado grave. Se estiverem com sintomas leves, as pessoas devem procurar o Posto de Saúde ou permanecer em casa, de repouso, ficando reservados nos domicílios.

Ela destacou que as pessoas precisam tomar muito cuidado nesse momento. Segundo a médica, as pessoas devem fazer a higienização adequada e manter o repouso e hidratação. “É momento de cuidar de você e de quem você gosta”, ressaltou. O médico da Unidade Básica de saúde, Marcos Leandro Pereira, frisou as medidas de prevenção e controle que as pessoas devem adotar nesse momento.

Segundo Marcos Leandro, as pessoas não devem compartilhar objetos de uso pessoal, seja de higiene ou de trabalho. No caso de tosse ou espirro, deve usar a flexora do braço para proteger a face. O uso de máscaras deve ficar restrito a pacientes que apresentem os sintomas da doença e para os profissionais que devem estar protegidos pelos EPIs.

A lavagem das mãos com água e sabão é essencial, podendo usar o álcool em gel no caso de inviabilidade da lavagem normal. Mas ele ressaltou: “a medida mais importante nesse momento é ficar em casa para minimizar a transmissão dos vírus”. As pessoas hipertensas, com asma, diabetes ou acima dos 60 anos devem ainda redobrar os cuidados.