Pessoas devem permanecer em casa e só procurar a UPA em casos graves, dizem médicos da Prefeitura

Os médicos da Prefeitura fizeram mais um alerta nessa quinta-feira (19) e explicaram as medidas de prevenção e controle, bem como quando devem procurar a UPA.

publicado em 20/03/2020, por Farley Rocha


A UPA deve ser procurada em casos de maior gravidade.

A pandemia do Coronavírus- COVID-19- que tomou conta do mundo alterou significativamente as relações das pessoas na sociedade. No entanto, algumas pessoas ainda não se deram conta da gravidade da situação. Os médicos da Prefeitura fizeram mais um alerta nessa quinta-feira (19) e explicaram as medidas de prevenção e controle, bem como quando devem procurar a UPA. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

A médica Maria Beatriz Devoti Vilela, Diretora Técnica da UPA do Bairro Jardim Peluzzo, destacou que as pessoas que apresentem sintomas da doença só devem procurar a unidade se estiverem em estado grave. Se estiverem com sintomas leves, as pessoas devem procurar o Posto de Saúde ou permanecer em casa, de repouso, ficando reservados nos domicílios. 

Ela destacou que as pessoas precisam tomar muito cuidado nesse momento. Segundo a médica, as pessoas devem fazer a higienização adequada e manter o repouso e hidratação. “É momento de cuidar de você e de quem você gosta”, ressaltou. O médico da Unidade Básica de saúde, Marcos Leandro Pereira, frisou as medidas de prevenção e controle que as pessoas devem adotar nesse momento. 

Segundo Marcos Leandro, as pessoas não devem compartilhar objetos de uso pessoal, seja de higiene ou de trabalho. No caso de tosse ou espirro, deve usar a flexora do braço para proteger a face. O uso de máscaras deve ficar restrito a pacientes que apresentem os sintomas da doença e para os profissionais que devem estar protegidos pelos EPIs.

A lavagem das mãos com água e sabão é essencial, podendo usar o álcool em gel no caso de inviabilidade da lavagem normal. Mas ele ressaltou: “a medida mais importante nesse momento é ficar em casa para minimizar a transmissão dos vírus”. As pessoas hipertensas, com asma, diabetes ou acima dos 60 anos devem ainda redobrar os cuidados. 

Autor: Farley Rocha Postado em 20/03/2020
Compartilhe:

12 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Lagoense | 1 semana atrás

    O.melhor da reportagem são os comentários kkk...

    1 0 Responder

  • Trouxa | 1 semana, 1 dia atrás

    Quero ver o prefeito diminuir a aglomeração na UPA.. ele que se preocupou tanto com o comércio não falou em nenhuma melhoria para UPA nesse momento de crise..

    5 1 Responder

  • Flavio | 1 semana, 1 dia atrás

    Eu quero ver o mês que vem a hora que a dengue chegar ai quero ver o esse prefeito incompetente vai fazer kkk

    6 2 Responder

  • Atestado de malandro | 1 semana, 1 dia atrás

    Como ja vai parar as empresas não precisa pegar atestado,então presumo que as U.P.A ficará vazias somente pessoas doentes de verdade vão ficar.

    11 0 Responder

  • passaro | 1 semana, 1 dia atrás

    este povo gosta d+ de pertubar por pouca coisa se doer um um dedo lavai amolar os medico pois eu so procuro um medico so se o negocio for grave msm caso o contrario nem la eu vo . :+1:

    10 3 Responder

  • Junim | 1 semana, 1 dia atrás

    Para o povo que não entendeu ainda, o que os médicos querem dizer é que se não permanecerem isolados, MUITOS VÃO MORRER porque o sistema de saúde não comporta todos. Não há equipamentos, leitos e profissionais para atender todos. Assim, se não morrerem pelo Coronavírus, morrerão pelas outras doenças que já comumente deixam o sistema de saúde saturado!!! Todos sabem que a UPA fica lotada normalmente, imagina em situação extraordinária dessa? FIQUEM EM CASA, TOMEM TODOS CUIDADOS... HIGIENE, HIGIENE E HIGIENE!

    38 3 Responder

  • Vieira | 1 semana, 1 dia atrás

    Ou seja, quem contaminar, ou melhora sozinho ou morre. A saúde pública assumiu aqui que não dá conta. E se tiver em estado grave, é vala, porque depender de UPA, Regional e São Lucas... melhor procurar as funerárias patense.

    30 15 Responder

  • rapha | 1 semana, 1 dia atrás

    Na verdade eu tenho uns colegas de trabalho que em meses de ferias escolares, ficam mais tempo de atestado que trabalhando!!! depois postam fotos das viagens.os médicos poderiam analizar melhor! 80% desnecessários

    14 10 Responder

  • TodosporPatos | 1 semana, 1 dia atrás

    Prefeitura de Patos de Minas, Secretaria de Saúde e afins... Vamos ser sinceros com a população. Não acredito que os últimos casos suspeitos nao tiveram confirmação ate agora. A população merece a verdade. Já passou da hora de fecharmos tudo e proibir a entrada de outras pessoas na cidade.

    32 7 Responder

  • Na Real | 1 semana, 1 dia atrás

    Hoje o problema do "Corona-vírus", é à desinformação, tem profissionais de medicina, que não tem o menor conhecimento, mas para ficar em evidência, vai para mídia para poder aparecer! Eu tenho acompanhado os maiores e renomados médicos infectologistas, afirmando não precisaria de todo este alarde, que basta a informação de que o paciente esteja, bem nutrido, bem hidratado, e usar o álcool gel, quando não for possível fazer uma boa higienização com água e sabão! Quem tem que usar mascara é quem tiver infectado, mas as informações desencontradas, e os nossos governantes, para aparecer, tem tomado medidas que só causam "PÂNICO"! Como o "Brasileiro", não procura se informar em fontes seguras, vai pelo disse, me disse, transmitindo coisas erradas mas querendo parecer que domina o assunto!

    17 31 Responder

carregar mais comentários