No mesmo dia em que a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em Patos de Minas, o programa Contraponto do Patos Hoje conversou com o pesquisador patense Gabriel Fernandes para falar dos desafios que a Covid-19 tem imposto ao mundo. Ele rebateu Fake News e fez um alerta às pessoas que não estão levando a pandemia a sério.

Gabriel Fernandes é doutor em bioinformática e pesquisador em saúde pública da Fiocruz. Ele destacou que o grande temor dos especialistas em relação ao coronavírus é a velocidade com que ele se propaga e também pelo fato de ser um vírus novo. “De fato, esse cenário que a gente está tendo, pelo menos a nossa geração, ela nunca presenciou. É um vírus novo, ele é fruto de uma recombinação homóloga de outros vírus, ou seja, ninguém nunca foi exposto a ele e como ninguém nunca foi exposto a ele, ninguém tem anticorpos”. No caso do Corona ninguém tem resistência a ele”, disse o pesquisador.

O pesquisador também tirou dúvidas sobre notícias falsas que tem circulando nas redes sociais amenizando a importância do vírus. Ele rebateu, por exemplo, a teoria de que o coronavírus não teria alta propagação no Brasil por causa do clima quente no país. Gabriel explicou que a temperatura do corpo humano é de 36 graus e isso, por si só já é suficiente para perceber que esta teoria não se sustenta.

O pesquisador também falou sobre receitas caseiras que tem surgido nas redes sociais que seriam eficientes para curar a Covid-19 e sobre medicamentos e vacinas que estariam sendo utilizadas. O pesquisador relatou estudos que tem sido feitos no Brasil e no mundo em busca de uma cura para a doença.

Por último, Gabriel falou sobre a importância do isolamento social. Ele disse que evitar aglomerações é a única de forma de desacelerar a velocidade em que o Coronavírus se espalha. O pesquisador alertou que se muitas pessoas forem contaminadas ao mesmo tempo haverá uma sobrecarga em todo o sistema de saúde e, neste caso, não só os idosos morreriam, mas também as vítimas de acidentes ou de infarto, por exemplo, que não teriam lugar para buscar atendimento.

O Programa Contraponto é produzido pelo portal Patos Hoje e vai ao ar em streaming diário e ao vivo às 17h30 no portal, no youtube e no facebook do Patos Hoje.