Pedro Lucas Rodrigues - Prefeito de Patos de Minas.

Os servidores públicos municipais de Patos de Minas tiveram uma surpresa nada agradável nessa segunda-feira (18). O prefeito Pedro Lucas voltou atrás e reduziu o percentual de 10,67% que havia sido apresentado quase pela metade. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINTRASP – foi convocado para que os novos percentuais fossem apresentados, anulando toda a negociação feita anteriormente.

A ata do dia 23 de março mostra os detalhes da negociação que se arrastava desde Janeiro. A proposta era de um reajuste de 3,55% no mês de março retroativo a Janeiro, 3,55% de reajuste em junho retroativo a abril e 3,57% de reajuste no mês de agosto retroativo a julho, totalizando 10,67%. O percentual ficaria abaixo da inflação do período, mas foi aprovado em assembleia pelos servidores por entender o momento difícil da Administração Municipal.

A expectativa era de que o Projeto de Lei autorizando o reajuste salarial dos servidores fosse encaminhado logo após a assembleia realizada no dia 29 de março. Mas duas reuniões foram realizadas sem que houvesse uma posição por parte do Executivo. Nessa segunda-feira (18) veio a surpresa. O prefeito Pedro Lucas convocou o Sindicato dos Servidores e comunicou que o reajuste será de apenas 5,5%.

O prefeito Pedro Lucas destacou o momento difícil da economia do município e disse que a Prefeitura não terá condições de oferecer reajuste maior do que 5,5% nos salários. Além disso, o prefeito também propôs o aumento do vale alimentação para R$ 350,00. A nova proposta será apresentada em Assembleia para que os servidores decidam se aceitam ou não a proposta do Executivo.

Autor: Maurício Rocha