Diretores Copasa reafirmaram na manhã desta segunda-feira (23) em entrevista coletiva que a Companhia coleta e trata 90% do esgoto produzido na cidade. Pra isso, a empresa informa que investiu cerca de R$ 183 milhões de reais na construção de redes, interceptores, elevatórias e na Estação de Tratamento de Esgoto instalada no bairro Residência Quebec.

A redação do Patos Hoje visitou a ETE nesta manhã para saber como é feito o processo de tratamento do esgoto. O engenheiro da Copasa, Júlio César Caetano e o encarregado da Estação de Tratamento de Esgoto explicaram as etapas que são realizadas para retirar as impurezas do esgoto e devolver a água com menos impurezas ao Rio Paranaíba.

Júlio explica que a Estação de Tratamento de Esgoto de Patos de Minas recebe em média 270 litros de esgoto por segundo. Filtros fazem a retirada de lixo e areia, separam graxas e óleos e encaminham o esgoto para tanques com bactérias que eliminam parte das impurezas orgâncias. Desses tanques, o esgoto ainda é levado a três grandes filtros também com bactérias que fazem o restante do trabalho.

Segundo o engenheiro da Copasa, o processo de tratamento do esgoto não elimina totalmente as impurezas. Ele afirma que a ETE de Patos de Minas já chegou a eliminar 92% das impurezas do esgoto, mas explica que o mínimo exigido é de 60% e que a Estação de Tratamento de Esgoto de Patos de Minas atinge média de 80% de eliminação das impurezas.

Os diretores da Copasa reafirmaram a importância do Tratamento do Esgoto para a cidade, não só pela proteção do meio ambiente, mas também para a saúde da população.