Vista aérea do centro de Patos de Minas.
Belo Horizonte, Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora, Uberaba, Sete Lagoas, Ipatinga, Araxá, Poços de Caldas e Itajubá. Estes são os dez municípios de Minas, nesta ordem, que se destacaram no Índice de Competitividade, indicador do Sebrae que indica quais são as cidades mineiras melhor estruturadas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. O estudo mostra que Patos de Minas ficou em 35º.

Patos de Minas, apesar de ser cidade referência no Alto Paranaíba, não conseguiu se destacar. Foram abordados na pesquisa desde a questão econômica, social, suporte de negócios, infraestrutura até a alavancagem do governo que mede o índice de investimentos. Desde a primeira edição do estudo, em 2010, Belo Horizonte lidera o ranking. A pesquisa comparou as 853 cidades do Estado e aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas.

“O estudo serve para conhecermos melhor o perfil dos municípios, e seus entornos, no que diz respeito aos negócios. A pesquisa aponta os pontos fortes e fracos, potencialidades e fragilidades das cidades. Com base nisso, podemos subsidiar nossas ações e definir melhor quais delas devem ser intensificadas para termos um equilíbrio”, esclarece a analista de Inteligência Empresarial do Sebrae, Venussia Santos.

Segundo a especialista, a pesquisa analisa dados estruturais relativos, como número de leitos por habitantes e PIB per capta, que estão interligados e, por isso, permitem a comparação de municípios com características tão distintas, sinalizando possíveis avanços em áreas como desempenho econômico, quadro social e infraestrutura.

Os dois municípios do ranking que possuem as melhores infraestruturas e suporte aos negócios – Belo Horizonte seguido por Uberlândia – são, também, os primeiros da lista geral.

Itajubá, Ipatinga, Araxá e Sete Lagoas se destacam pelo mercado favorável, e Nova Lima, pela atividade econômica. Juiz de Fora e Uberaba obtiveram as melhores pontuações em infraestrutura, enquanto que Poços de Caldas possui o segundo melhor indicador social do Estado.

Veja quais são os cinco municípios com o melhor desempenho em cada fator analisado:

- Performance econômica: São José da Barra, Araporã, Confins, Nova Lima e Ouro Preto.
- Alavancagem do governo: Jeceaba, Chiador, Belo Horizonte, Nova Lima e Lagoa Santa.
- Quadro social: São Lourenço, Poços de Caldas, Alfenas, Divinolândia e Teófilo Otoni.
- Suporte aos negócios: Belo Horizonte, Uberlândia, Sete Lagoas, Uberaba e Araxá.
- Infraestrutura: Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas e Juiz de Fora.

Como referência metodológica utilizou-se o Índice de Competitividade das Nações, calculado pelo International Institute for Management Development (IMD), conceituado como a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas. Esse índice é publicado no Anuário da Competitividade Mundial (World Competitiveness Yearbook – WCY) desde 1989.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Sebrae MG