Boletim Municipal Covid-19 - 17/09/2020.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta quinta-feira (17) mais um boletim epidemiológico informando sobre a situação da pandemia de coronavírus na cidade. Foi confirmada mais uma morte e o total foi a 53. Ainda houve a ocorrência de 19 novos casos de Covid-19.

De acordo com o boletim municipal, a Capital do Milho tem agora 2117 casos confirmados de coronavírus, ontem eram 2098. Desse total, há 8 pacientes com resultado positivo internados, sendo 3 em leitos de UTI, 152 pessoas se recuperando em casa e 1904 curados. As mortes foram de 52 para 53.

Com relação à ocupação dos leitos, conforme informação dos hospitais, o HNSF está com 11 pacientes em leitos clínicos; o Hospital de Campanha com 13 pacientes em leitos clínicos e 3 em UTIs; o Imaculada Conceição não tem pacientes de Covid-19; o Hospital Regional com 1 em leito clínico e 6 em UTIs; e o Hospital Vera Cruz com 6 pacientes em leitos clínicos. No total, há 21 pacientes em leitos clínicos e o em leitos de UTI.

Comitê diminui grau de risco na microrregião de Patos de Minas, mas Melhora no índice não permite, contudo, relaxamento nas medidas sanitárias para impedir a contaminação pelo vírus

O grau de risco atribuído à microrregião de Patos de Minas caiu de 14 para 11 na avaliação semanal do Comitê Executivo Covid-19, do Governo estadual, ocorrida nessa quarta-feira (16). A pontuação permitiu que as 11 cidades integrantes dessa divisão adotada para fins do Minas Consciente permaneçam na onda amarela no período de 19 a 25 de setembro. A redução significa movimento positivo dos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus, e o destaque é que houve melhora nos seis dos sete indicadores analisados, e um deles permaneceu estável.

A maior diferença ocorreu no eixo que avalia a velocidade de avanço da doença, mostrando desaceleração. Segundo planilha divulgada pelo Governo de Minas Gerais, a Variação de Positividade na microrregião de Patos de Minas baixou de 38% para 13%, saindo de alto risco para risco intermediário. Já a Variação da Taxa de Incidência foi de 10% para -20%, porcentagem classificada como baixo risco. O único indicador ainda na faixa vermelha é a Positividade de Exames PCR (representa a presença do vírus em uma população comparada a outras causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave).

No eixo com maior peso (Capacidade de Atendimento), a microrregião mantêm-se com bons índices. O número de pacientes de Patos de Minas internados em unidades de terapia intensiva, por exemplo, está se mantendo abaixo de cinco nos últimos dez dias. Considerando o total de UTIs – somando pacientes locais e de outras cidades, assim como hospitais públicos e privados – o município não ultrapassa ocupação de 70% nesse mesmo período.

O coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes, comemora os resultados, mas não minimiza a necessidade de as medidas de combate ao coronavírus serem rigorosamente seguidas. “É verdade que ainda existe uma parcela da população que não se cuida, mas, no geral, a comunidade tem colaborado. E isso é fundamental para continuarmos melhorando os números da pandemia em toda a microrregião de Patos de Minas. Só depois de 28 dias consecutivos na onda amarela, é que poderemos avançar para a onda verde.”

- Acesse aqui a planilha com a nota da microrregião (Indicadores do Plano Minas Consciente) e demais dados.

Óbitos – Embora o número de óbitos não seja um dos indicadores considerados pelo Minas Consciente, esse dado é usado como balizador para tomadas de decisão, podendo, sim, interferir para regressão de onda. Pelo Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), há 50 mortes contabilizadas por Covid-19 em Patos de Minas. No acompanhamento realizado pela Epidemiologia Municipal, são 53, uma a mais em relação à semana passada.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas