Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas.

Patos de Minas terá mais recursos para a saúde em 2020. O Ministério da Saúde vai disponibilizar mais R$ 1.272.000,00 por ano para a implantação de duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP). A Portaria que autoriza a criação das equipes já foi publicada no Diário Oficial da União.

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de assistência à população oferecida na própria residência do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado. Os pacientes a serem atendidos pela Atenção Domiciliar terão que preencher critérios de elegibilidade.

“Quando o paciente precisa ser visitado com menor frequência, uma vez por mês, por exemplo, e já está mais estável, esse cuidado pode ser realizado pela Equipe de Saúde da Família. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e de Apoio (EMAP), do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)”, explica Irai Ferreira de Ázara Júnior – diretor de atenção básica e UPA da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas.

Segundo o diretor de atenção básica, o Serviço de Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. “Dessa forma, evitam-se hospitalizações desnecessárias e diminui-se o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência, explicou Irai Júnior. Segundo ele, a expectativa é de que o serviço seja inaugurado a partir de fevereiro do ano que vem.