Os estoques da vacina em Patos de Minas estão esgotados.

O Governo Federal fez a liberação de doses da vacina contra a gripe para toda população até o fim do estoque do medicamento. Porém em Patos de Minas, ainda não chegou doses extras das vacinas. Com o estoque completamente esgotado, uma reunião deve definir se Patos de Minas será contemplada com mais doses.

Com o fim da campanha de vacinação para grupos prioritários, foi liberada em alguns estados do Brasil a vacina para a população em geral. As pessoas terão acesso à dose de imunização até o fim do estoque nos postos de saúde de cada cidade.

Porém esta dose de vacina não foi liberada no estado de Minas Gerais. Em Patos de Minas, as doses foram completamente esgotadas durante a campanha. Muitas pessoas têm procurado os postos de saúde da cidade para se imunizar e estão voltando para casa sem a vacina.

A secretaria de epidemiologia informou que até o momento não foi disponibilizada para o município nenhuma dose extra da imunização. Ainda segundo a secretaria, conforme registrado até o momento, foram imunizados cerca de 90% do público alvo em Patos de Minas.

A liberação da vacina para o estado de Minas Gerais deve ser definida ainda nesta segunda-feira (05).

Até então, a campanha de vacinação tinha um grupo específico para recebimento da dose (gestantes, puérpera, servidores da saúde, crianças, idosos e professores), entretanto com o fim da campanha não foram utilizadas todas as doses da vacina disponibilizadas pelo Governo Federal. Como a vacina tem validade de apenas 1 ano, o Governo resolveu distribuí-las enquanto durar o estoque. Ainda há cerca de 10 milhões de doses disponíveis para todo o país.

Autor: Maurício Fernandes