Patos de Minas tem mais 7 casos confirmados de Covid-19, segundo Prefeitura Municipal

Este foi o maior número já divulgado de uma só vez. Um paciente está em estado grave.

publicado em 20/05/2020, por Farley Rocha


Boletim 20/05/2020.

Reportagem atualizada às 10h02 desta quinta-feira (21) 

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta quarta-feira (20) sete casos confirmados de coronavírus na cidade. Este foi o maior número já divulgado de uma só vez. Um paciente está em estado grave.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

De acordo com o boletim municipal, Patos de Minas tem agora 27 casos confirmados, sendo que: 3 em recuperação domiciliar, 5 pacientes internados, 18 casos tratados, 1 óbito. Dos casos internados, um paciente está em estado grave, em leito de UTI.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a informação é de que o total de casos suspeitos e de casos descartados serão informados assim que o banco de dados da SES-MG for normalizado.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, a Vigilância em Saúde de Patos de Minas alertou para o aumento de casos positivos de Covid-19 no município nos últimos sete dias. De 13 a 20 de maio, os pacientes com confirmação da doença por exames laboratoriais (PCR e sorológico) aumentaram de 18 para 27. Desse total, cinco estão internados, sendo um deles em unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave.

De acordo com o boletim epidemiológico local, 18 das 27 pessoas confirmadas com coronavírus já foram tratadas, enquanto três se recuperam em casa. A taxa de recuperação aproxima-se de 67%. "É um percentual muito bom, mas não deixamos de estar preocupados com o aumento dos casos positivos. Cada um precisa fazer a sua parte e entender que quem descumpre as medidas contra a disseminação do vírus coloca em risco não só a si mesmo, mas a todos", destaca a gerente de Epidemiologia, Elizaine Bicalho.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, a fiscalização está atuando, orientando e notificando, quando necessário, quem descumpre as medidas de enfrentamento previstas em decretos municipais. "A questão é que, como ainda não podemos aplicar multas, parece que não há fiscalização. Estamos trabalhando para avançar nesse ponto, mas é muito importante que os cidadãos, os comerciantes e prestadores de serviços cumpram a norma não só porque há risco de ser fiscalizado, mas por consciência, porque sem a colaboração popular não teremos o controle da disseminação da doença."

Sobre o total de casos suspeitos, Geize explica: "Diante da inconsistência na base de dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no momento não é possível divulgarmos com precisão o total de notificações e os casos descartados. Assim que normalizar, retornaremos a informar". Da última vez em que houve divulgação desses dados, em 13 de maio, havia 368 notificações suspeitas e 47 casos descartados por exame laboratorial. Até o momento, Patos de Minas contabiliza uma morte por coronavírus, ocorrida em março.

Autor: Farley Rocha Postado em 20/05/2020
Compartilhe:

105 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Eagoraze? | 1 semana, 2 dias atrás

    Com essa pandemia, batendo nas portas do povo e assustando todo mundo, o Sr prefeito deverá também suspender cobrança do IPTU para não nos dá mais um susto.

    6 1 Responder

  • Pirilampo | 1 semana, 3 dias atrás

    Toda epidemia é assim, no nomento que há o relaxamento das medidas há também um salto nos casos. Aqui em Patos já cantei a pedra, final de junho a meados de julho a coisa vai tá feia por aqui graças aos "terraplanistas" que duvidam da ciência mas não tem a mínima condição em darem outra solução.

    13 13 Responder

    Anjo Bom - 1 semana, 3 dias atrás

    Você está agora no lugar de DEUS? Quem és tu pra falar essas coisas? Sabe de nada!

    8 7

  • Augusto | 1 semana, 3 dias atrás

    E daí, querem o que? Ficar em casa? Tem dó, o prefeito quer liberar a cobrança dos estacionamentos que já acho um absurdo e nós trabalhadores que precisamos levantar dinheiro para cuidar da família devemos ficar em casa? É sério isso? Brasil acima de tudo Deus acima de todos ?????????????

    23 29 Responder

    Moacir - 1 semana, 3 dias atrás

    Credo.Até hoje ainda têm gente seguindo esse jargão?

    22 24

    Quem pode. - 1 semana, 3 dias atrás

    Ninguém te obriga ficar em casa não. Fica em casa QUEM PODE Augusto, agora se você sair põe a máscara por favor.

    7 1

  • Anjo Bom | 1 semana, 3 dias atrás

    A todos os leitores que virem essa mensagem: Acalme a sua alma, acalme o seu coração também... Pois se continuar assim, vocês vão dar um infarto ou até mesmo coisa pior, e não vai ser a COVID 19 que vai matar vocês, e sim esses outros males! Se acalmem, confiem em Deus, ELE TEM TUDO E TODAS AS COISAS EM SEU CONTROLE! Vocês precisam crer e confiar, que vai dar tudo certo, em nome de JESUS! :pray:

    31 2 Responder

    APP - 1 semana, 2 dias atrás

    Espero que todos confiem em Deus, mas que fiquem em casa, saindo dela somente em caso de grande necessidade, como, por exemplo, trabalhar, se não for possível o teletrabalho.

    2 1

  • Língua Quente | 1 semana, 3 dias atrás

    E mais, nos laboratórios estão fazendo um monte de exames e os mesmos estão dando positivo. Agora pergunto: as autoridades são notificadas sobre isso?

    8 5 Responder

    Daniel - 1 semana, 3 dias atrás

    A maioria das pessoas vai pegar o vírus. Mas fique tranquilo, porque a grande maioria nem vai precisar ir ao hospital. Quase todos estão se curando em casa.

    23 13

    Patense em DF - 1 semana, 3 dias atrás

    Isso mesmo Daniel, outro dia ouvi um médico dizer aqui em Brasília, que TODO mundo vai pegar esse vírus, é como o vírus da gripe, todo mundo tem - é inevitável alguém não pegar! Só que em algumas pessoas o vírus vai vir e não vai surtir nenhum efeito, ele vai vir e vai ir embora sem a pessoa ver ou sentir. Outras pessoas infelizmente não terão a mesma sorte. A verdade é que muitos ainda irão morrer, principalmente quem possui alguma doença crônica ou que seja obeso! Muitos irão morrer, mas não todos! Tenha fé! Juntos vamos vencer mais essa batalha!

    10 4

    Adriana - 1 semana, 3 dias atrás

    Daniel, você se preocupa com as pessoas que vão precisar de um hospital? A quantidade de pessoas que vai pegar o vírus antes de se descobrir um tratamento ou vacina, depende da consciência de cada um em usar uma mascara, lavar as mãos e evitar aglomerações. Se as pessoas ficarem "tranquilas" isso pode ultrapassar, como em outros lugares, o número de leitos que temos aqui. Ou você tem garantia que isso não vai acontecer ou os diabéticos, idosos, hipertensos e os azarados que morrem sem comorbidade nenhuma não devem ter importância pra você... Espero que o hospital de BH consiga dar conta de todo mundo em Minas que tá por aí sem mascara, bebendo com os amigos e seus familiares. Tem gente sem o mínimo de cuidado.

    11 10

    Adriana - 1 semana, 3 dias atrás

    Patense em DF, todo mundo vai pegar ou vc prefere que pegue pra tudo voltar ao normal? Todo mundo pode pegar mesmo, mas o importante é quando! Boa sorte com sua consciência se acontecer com parente seu. Enquanto é em RJ, SP, ninguém acha q acontece aqui mesmo não.

    1 1

  • Língua Quente | 1 semana, 3 dias atrás

    Se parássemos todos por quinze dias, fizesse o lock down certinho, depois poderia voltar tudo à normalidade, ou quase. Porém, não tomam as providências e o resultado será a morte de muitos, infelizmente. Tem muita gente circulando sem máscara, vai no supermercado e o outro fica próximo da gente, muitos comerciantes não estão usando máscaras e respeitando o distanciamento social. SE MORRER, ENTERRA E PRONTO, fazer o quê. Os inocentes pagarão pelos desobedientes.

    22 7 Responder

    Daniel - 1 semana, 3 dias atrás

    Já tem dois meses que estão dizendo que iria morrer milhares pessoas aqui em Patos. Estranho né, porque grande parte das pessoas continuam nas ruas desde que começou a tal pandemia e pelo que eu saiba o vírus se manifesta em no maximo 15 dias. Ninguém parou pra refletir isso? Parece que fomos enganados.

    10 5

    Adriana - 1 semana, 3 dias atrás

    É tão difícil usar a máscara assim?! Mais 7 casos confirmados em um dia só, exatamente 10 dias depois de um feriado e 14 depois das ruas começarem a lotar de gente se preparando pro dia das mães, centro lotado e até fila de carro pra entrar em supermercado tinha. Tomara que gente tenha sido enganados mesmo... Mas não quero pegar isso não. E se pegar, não quero passar pra ninguém... Não sei se vai morrer milhares não, mas se for parente e amigo meu vou ficar devastada!

    3 0

  • Patense atenciosa. | 1 semana, 3 dias atrás

    Peço, por favor, que os donos dos comércios conversem com os seus funcionários. Por favor, que lavem as máscaras e que a máscara tampe o nariz. Tenho pavor de entrar em um comércio em que o funcionário não usa a máscara ou a usa de forma indevida. Vou embora sem nem olhar. Compro não! Isso é um " espanta cliente!" Fiquem atentos e coloquem ordem nos recintos. Não percam ainda mais vendas na crise!

    28 4 Responder

  • Ze 1 semana, 3 dias atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Nada haver - 1 semana, 3 dias atrás

    Se vc souber direito como é o contágio desta doença, e vc se sentir a vontade de ir ao restaurante e barzinho com seus familiares, va a justiça e assine um termo pedido o seu direito de ir e vir assumindo toda as responsabilidades e do o que ocorrerá, vá antes a um hospital para visitar um doente de covid 19 sintomatico depois vc fala algo

    17 5

  • mimi | 1 semana, 3 dias atrás

    anjo bom eu sempre penso positivo mas o que estou vendo e realidade exmplo va na lagoa grande de uma olhada a quantidade de pessoas sem mascarra de 100 pessoa 1 esta usando ,senhores senhoras tudo sem quando usa poem no pescoso ,na testa se voce quize arumar briga e so ir la pediir para usa as benditas mascarras falo da beirra da lagoa pois moro perto da janela vejo todo estou em casa na feira livre e livre mesmo nim usa nada se duvida vai la sabado saio uma ves por dia ir na padaria acoque supemercado com mascarra deus nos proteja mas d temos que fazer nossa parte

    18 0 Responder

  • alguém do lado de cá | 1 semana, 3 dias atrás

    No bairro Jardim Victória tem festa praticamente todo final de semana, pra não falar todo dia né. E o trem lá é balada, e dançarias, e aglomeração de pessoas pra todo lado e ninguém vê, ninguém fala nada! O povo que gosta de uma festa é o povo do Bairo Jardim Victória, ce beeeeeeeeestaaaa! :cold_sweat:

    17 6 Responder

    Sula - 1 semana, 3 dias atrás

    Uai, direto comentam aqui,eu nunca vi.Moro lá,preciso saber,estou curiosa, não vou frequentar, é pra eu me prevenir Conta,qual rua,conta , conta.kkkkkkk????????????????

    7 2

    P/Sula Miranda - 1 semana, 3 dias atrás

    É uma rua lá do final, não sei bem o nome dela... acho que é a última rua, uma rua que no fundo é pasto. Passa por lá na sexta ou sábado a noite pra você ver. É só balada correndo solta ali rsrsrs.

    10 0

carregar mais comentários