Neste acidente, o motorista do VW/Voyage teria avançado o sinal vermelho e atingido o ônibus.

O número de vítimas no trânsito de Patos de Minas não para de crescer. Embora tenha apresentado ligeira queda, a quantidade de acidentes registrados no perímetro urbano, no primeiro trimestre deste ano, preocupa. Foram mais de 700 batidas, sendo que quase metade delas deixou vítimas de ferimentos.

De acordo com balanço da Polícia Militar, de janeiro a março de 2017, foram registrados 337 acidentes de trânsito com vítimas de ferimentos. Esse número representa uma redução de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 347 acidentes com vítimas de ferimentos.

Já os acidentes de trânsito sem vítimas tiveram redução de 5% no primeiro trimestre de 2017, passando de 387 para 366 acidentes. De acordo com o major R. Santos, subcomandante do 15º BPM, embora os números sejam elevados, essa redução no número de acidentes deve ser comemorada, uma vez que a frota de veículos não para de crescer.

O trânsito não só fere e causa prejuízos, como também está matando. Só no mês março, três pessoas morreram vítimas de acidentes no perímetro urbano de Patos de Minas. No bairro Lagoa Grande, a motociclista Maria Aparecida Andrade Pereira, de 36 anos, morreu depois de bater em uma caminhonete. Na madrugada do último dia 21, o jovem Wellisson Geraldo da Silva, de 20 anos, morreu depois de bater em uma caçamba de entulho. Dois dias depois, um idoso de 76 anos morreu depois de ser atropelado por ônibus no centro da cidade.

A imprudência continua sendo a principal causa de batidas e não é por falta de fiscalização. Apenas nos primeiros três meses do ano, a Polícia Militar registrou 1076 autos de infração. Falta a conscientização do motorista de que o trânsito mata. E primeiro passo para evitar as batidas é o respeito às regras de circulação.

Autor: Maurício Rocha