Patos de Minas tem caso positivo de raiva em morcego após 12 anos; bloqueio está programado

Este foi o primeiro caso confirmado de raiva em morcegos em Patos de Minas no ano de 2020. Desde 2008 não havia registros no município.

publicado em 22/06/2020,


Imagem Ilustrativa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas começa, na quarta-feira (24), ação contra a raiva na região central da cidade, local em que foi encontrado um morcego infectado. Uma equipe de 20 pessoas irá visitar todas as residências e fazer a administração da vacina antirrábica em cães e gatos, assim como verificar o histórico de vacinação deles. Caso o animal esteja com o cartão de vacina em dia, não será necessária a dose de reforço. Cerca de 1.000 domicílios serão visitados nos bairros Centro, Cônego Getúlio e Lagoa Grande.

Diante de resultado positivo para raiva em morcegos, a ação preconizada pelo Ministério da Saúde é o bloqueio vacinal para impedir a disseminação do vírus entres as diferentes espécies, principalmente cães e gatos. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Ela é considerada uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%, ou seja, podendo levar à morte a quase totalidade dos infectados. Os principais sintomas em humanos são: mal-estar geral; pequeno aumento de temperatura; anorexia; cefaleia, náuseas e coma.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, diante dessa situação emergencial e de relevância para saúde pública, é imprescindível a colaboração de todos os moradores da região acometida, recebendo os agentes de controle de endemias que estarão realizando o bloqueio vacinal. “Todos os servidores estarão portando crachá de identificação, uniformes padronizados e equipamentos de proteção individual (EPIs), seguindo os protocolos de biossegurança”, ressaltou.

A doença no Brasil – Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 2010 a 2020, foram registrados 38 casos de raiva humana, sendo que, desse total, em 20 casos o morcego foi o animal agressor. Neste ano, foi registrado um caso de raiva humana no país, no município de Angra dos Reis/RJ, transmitido por morcego infectado.

Vacinação antirrábica – As campanhas de vacinação de cães e gatos associadas às demais medidas de controle, como a profilaxia antirrábica humana para pessoas expostas ao risco de contrair raiva, resultaram em significativa redução de casos da doença em seres humanos. Como medidas de prevenção, a orientação é que morcegos ou outros animais silvestres jamais sejam tocados diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Caso algum morcego seja encontrado vivo ou morto em situação anormal (por exemplo, caído no chão ou pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia) é necessário solicitar seu recolhimento por meio do número 3822-9624 (Centro de Zoonoses – CCZ). Se for possível capturar o animal até a chegada da equipe do CCZ, o recolhimento deve ser feito utilizando panos, caixas de papel, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Postado em 22/06/2020
Compartilhe:

43 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Rosário | 1 mês, 1 semana atrás

    Eu moro no bairro rosário e ao lado do meu prédio tem um quintal com árvores muito grandes. Todos os dias que eu desço para a garagem tem vários morcegos por lá. Eles dormem na garagem do meu prédio. E o quintal ao lado com as árvores é a maior bagunça, cheio de peças velhas jogadas para todo lado.

    0 0 Responder

  • Ricardo | 1 mês, 1 semana atrás

    BATMAN FOREVER.

    0 0 Responder

  • Justiça | 1 mês, 1 semana atrás

    O Paulistano tá cheio de morcego credo

    0 0 Responder

  • AQUI TEM | 1 mês, 1 semana atrás

    Aqui em casa no Boa Vista próximo a Casa das Meninas tem muito. Domingo mesmo apareceu um morto no terreiro de casa. Podiam dar uma visitada no bairro. Tem áreas verdes ao redor do bairro com árvores frutíferas que os atraem.

    1 0 Responder

  • VITIMA | 1 mês, 1 semana atrás

    E OS ANIMAIS DE RUA SERÃO VACINADOS? ESTA DIFICIL ANDAR NO CENTRO SEM VER UM CACHORRO CORRENDO ATRAS DE UM MOTOQUEIRO.

    2 0 Responder

  • Kaka | 1 mês, 1 semana atrás

    Tem uma casa aqui em frente posto pit stop em cima do restaurante cheiro verde que e o puro morcego ai autoridades nao deixe de dar passada la nao ok.

    2 0 Responder

  • C......... | 1 mês, 1 semana atrás

    Vcs poderiam dar uma geral e em todos os bairros , aqui no nossa senhora das Graças está cheio de morcegos ,aqui bem perto do Bernardão. Casas velhas , cheia de mato ,árvores com frutas que atrai morcegos , rua Rio de janeiro. Só vcs terem boa vontade ,que a coisa funciona.

    2 0 Responder

    - 1 mês, 1 semana atrás

    Eu moro no bairro Rosário, na rua Ataualpa, lá também está cheio de morcegos. Eles poderiam tomar alguma providência!

    0 0

  • Regina | 1 mês, 1 semana atrás

    No bairro Novo Horizonte eu nunca tinha visto um morcego aqui na região. E ontem a noite tinha um voando no quintal de casa.

    2 0 Responder

    Paulo - 1 mês, 1 semana atrás

    Este não era um morcego comum, era o Batman.

    0 1

  • Rosana | 1 mês, 1 semana atrás

    Como entrar em contato com a zoonose o telefone citado não está programado

    1 0 Responder

  • Beirudo | 1 mês, 1 semana atrás

    É bem fácil. Pega este morcego e manda ele pra China. O Corona vírus veio de um morcego e os chineses fizeram o favor de disseminar a doença pro mundo. Vamos nos vingar deles. Aproveite a zoonoses e manda uns mosquitos da dengue junto.

    7 19 Responder

    Alexandre - 1 mês, 1 semana atrás

    Fala abrobrinha não fiii

    2 0

carregar mais comentários