Faltando poucos dias para o fim do ano, a Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (27) o balanço dos crimes de homicídios ocorridos em Patos de Minas em 2018. Apesar do número de assassinatos consumados ter sido maior do que em 2017, o balanço foi positivo. Foram 23 homicídios consumados em 2018, contra 21 em 2017. No entanto, os casos de tentativas foram muito menos.

De acordo com o Delegado de Homicídios, Érico Rodovalho, dos 23 assassinatos apenas 1 ainda não foi elucidado, o do Eduardo Aparecido, ocorrido na madrugada do último sábado (22). No entanto, o policial destacou que várias informações já estão sendo apuradas. “As investigações estão adiantadas. Esperamos resolver o caso em 15 dias”, disse. No ano passado, 2 homicídios ficaram sem conclusão e o trabalho segue em andamento.

Com relação às tentativas de homicídios, os números são bem melhores do que os de 2017. Enquanto no ano passado foram instaurados 33 inquéritos, neste ano foram somente 26, ou seja, 7 homicídios tentados a menos. “Alguns não chegam a virar inquérito, porque as vítimas preferem não levar os casos adiante”, frisou.

Com relação às motivações, o tráfico de drogas continua sendo a principal razão. O delegado explicou que 10 homicídios registrados durante o ano tiveram alguma ligação com entorpecentes. O restante é por alguma desavença no momento do ocorrido ou anterior, por motivos passionais ou feminicídio, neste último caso apenas 1. “Duas mulheres foram mortas em 2018 em Patos de Minas”, contou.

O delegado explicou que os números são positivos. Apesar de o tráfico de drogas ainda ser o principal motivo, ele afirmou que houve uma redução dessa influência nos crimes violentos. “Conseguimos controlar a guerra que ocorria entre indivíduos do São José Operário e Nossa Senhora Aparecida. Hoje, há mais problemas envolvendo pessoas do Jardim Esperança e Alto da Colina”, informou.

O delegado aproveitou para destacar o trabalho da equipe de investigadores que está motivada em busca da elucidação dos homicídios. E o papel da sociedade também é fundamental. Érico Rodovalho fez questão de ressaltar a importância das informações fornecidas pelos moradores para que os criminosos sejam identificados e levados até a justiça.