Nos dias 4 e 5 de agosto, acontece no HZ Hotel, em Patos de Minas, o primeiro módulo do Programa de Formação de Novas Lideranças Rurais, realizado pelo Sistema FAEMG/SENAR. Segundo o gerente regional do SENAR Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, o Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças Rurais tem por finalidade formar líderes ligados à atividade rural e ao sistema sindical rural, trabalhando-se conteúdos que contemplam uma análise sistêmica do setor agropecuário brasileiro.

De acordo com o coordenador de Assessoria Sindical, Wilson Barros de Moura, a turma já está completa e conta com representantes dos municípios de Iraí de Minas, Patos de Minas, Patrocínio, Urucuia, Paracatu, Tiros, Ibiá, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Monte Carmelo, Nova Ponte e João Pinheiro.

Serão disponibilizados instrumentos para análise do agronegócio, dentro da economia globalizada e considerando-se os aspectos da política brasileira. “Na oportunidade, serão discutidos temas atuais para o desenvolvimento do setor, bem como instrumentos de atuação para o enfrentamento de problemas e identificação de oportunidades”, acrescentou.

O curso será ministrado em cinco módulos com os temas: O Mundo Contemporâneo do Agronegócio; Estado e Sociedade; Grandes Desafios do Agronegócio, e Comunicação e Liderança. O primeiro módulo, sobre o Mundo Contemporâneo do Agronegócio irá abranger os conteúdos: Globalização; Agronegócio Brasileiro e Mineiro; e Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. Será ministrado pelo instrutor Jerônimo Giachetta.