Os equipamentos chegaram nessa quarta-feira (02) e foram levados para o Hospital de Campanha.

Já estão em Patos de Minas, os 25 respiradores que foram doados ao município pela Federação das Indústrias de Minas Gerais. Os equipamentos chegaram nessa quarta-feira (02) e foram levados para o Hospital de Campanha. As cidades de Vazante, Paracatu e Morada Nova de Minas também foram contempladas, totalizando 34 respiradores para a região.

O vice-presidente da FIEMG – Regional Alto Paranaíba, Lisandro Bicalho, destacou que estes respiradores  vão possibilitar um atendimento mais rápido de urgência, no tratamento de pacientes contaminados com o Covid-19. Os municípios contemplados manifestaram o interesse nos equipamentos, em um levantamento de demanda feito pela Regional, nos 43 municípios da área de abrangência.

Os respiradores produzidos pela empresa de soluções tecnológicas Tacom, com apoio da FIEMG, foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado e poderão ser utilizados em hospitais em todo o país. O equipamento começou a ser fabricado por meio do projeto “Inspirar”, que desenvolveu tecnologia inédita para a fabricação de respiradores, com a atuação de uma equipe multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores.

Em Patos de Minas, os 25 respiradores serão instalados no Hospital de Campanha, ampliando a capacidade de atendimento. O local já possui 9 leitos de UTI e mais 10 leitos intermediários. Segundo o secretário municipal de saúde, no futuro, o Hospital de Campanha poderá ser transformado em um Hospital Municipal.