Patos de Minas vista por cima em dia de Fenamilho. (Foto: Fenamilho 2016)

A terça-feira (24) será de festa para Patos de Minas e seus moradores. A cidade comemora amanhã o aniversário de 124 anos. É feriado e uma intensa programação foi preparada, com o início previsto para as 8h00. Haverá sessão cívica, distribuição de bolo de aniversário, milho cozido, pipoca e picolé de milho e desfile cívico e militar na avenida Getúlio Vargas.

Está certo que a cidade não vive seus melhores dias, mas ainda há muitos motivos para comemorar. Patos de Minas é polo regional na saúde, na educação, comércio e prestação de serviços. Com cerca de 150 mil habitantes, a cidade está entre as maiores do Estado de Minas Gerais e serve de referência para todo o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.

A agricultura é a base da economia e a diversidade da produção impressiona. O milho, que impulsionou o desenvolvimento do município na década de 50 com a criação do milho híbrido por Antônio Secundino de Saõ José, ganhou a companhia da soja e de outras culturas na década de 70 com a chegada dos gaúchos. Hoje a cidade é referência na produção de leite, com a maior bacia de produção leiteira do país, na genética de suínos e na produção de sementes de diferentes culturas.

O fosfato, responsável por fazer a cidade se tornar conhecida nacionalmente na década de 70 com a descoberta da Rocinha, volta a criar novas expectativas com a descoberta de uma nova jazida. A população também vive a expectativa da continuidade no processo de exploração do gás natural descoberto na cidade. O processo de industrialização iniciado na década de 90 com a instalação da Cica e da Coca-Cola também aguarda novos investimentos.

Com boa estrutura, clima agradável, população alegre e hospitaleira e cultura pulsante, Patos de Minas para nesta terça-feira, 24 de maio, para comemorar o aniversário de 124 anos e para preparar o futuro que parece promissor.

Autor: Maurício Rocha