Comenda Antônio Secundino de São José 2018 (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Patos de Minas não terá neste ano a entrega da Comenda Antônio Secundino de São José. Criada por lei, a honraria deixará de homenagear aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da agropecuária brasileira. Esta é a única premiação oficial de caráter agrícola e de meio ambiente em âmbito nacional. O Governo vem falando que o estado passa por uma séria crise financeira.

A Comenda Antônio Secundino de São José começou a ser entregue em 1991, após ser criada a Lei nº 10.573 e regulamentada pelo Decreto nº 33.473/1992. A honraria era tradicionalmente entregue no mês de maio e fazia parte das festividades da tradicional Festa Nacional do Milho -Fenamilho-, que este ano chega a sua 61ª edição em Patos de Minas.

Ela é realizada pelo Governo Estadual de Minas Gerais, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura de Patos de Minas. Nos anos anteriores, as autoridades elogiaram a Comenda ressaltando que ela é um excelente instrumento de valorização dos aguerridos homens e mulheres que tanto trabalham para preservar e fortalecer os valores que advêm do campo e do meio ambiente.

A Comenda foi outorgada por 27 anos seguidos. A escolha é rigorosa dos agraciados por ser a única oficial em nosso país de caráter agrícola e de meio ambiente. Além da honraria, a comenda confere um incentivo e reconhecimento aos agraciados pelo trabalho que realizaram em favor do desenvolvimento da agropecuária brasileira.

Antônio Secundino

Antônio Secundino de São José nasceu no distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Formado em Agronomia, fundou a empresa Agroceres que, em 1945, introduziu o milho híbrido no Brasil. O empresário, falecido em 1986, deixou uma extensa biografia a favor da pesquisa e da agricultura nacional.

Agronegócio na região

O Alto Paranaíba se destaca como o principal polo produtor de milho no Estado. A região é a segunda produtora de cana de açúcar em Minas. E é também a terceira produtora de soja em Minas. Patos de Minas, cidade polo do Alto Paranaíba, se destaca como o principal produtor de leite do Estado e o segundo do país. O município também se destaca como um dos principais polos suinocultores de Minas Gerais, ocupando o terceiro lugar em rebanho suíno.

Posicionamento do Governo de Minas Gerais

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo de Minas Gerais e aguarda um posicionamento oficial. O Governo vinha anunciando que iria cancelar as entregas de honrarias devido à crise financeira por que passa o estado.