Foto: Arquivo Patos Hoje

O mosquito Aedes Aegypti fez o maior número de vítimas da história este ano em Patos de Minas. Além disso, as doenças causadas pelo transmissor levaram pacientes a morte. O boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde esta semana confirmou a 5ª morte por Dengue em Patos de Minas. Uma criança morreu vítima de Febre Chikungunya que também é transmitida pelo Aedes Aegypti.

Segundo a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Elizaine Bicalho, além das cinco mortes por Dengue confirmadas, existem outros dois óbitos sendo investigados. Ela explicou que estas mortes foram registradas nos meses de maio e junho, época de maior incidência da Dengue no município.

Esta foi a maior epidemia de Dengue já registrada em Patos de Minas. Foram 4.043 casos já confirmados até agora, 419 foram descartados e a Secretaria de Saúde ainda aguarda resultados de outros 3076 casos suspeitos. Além dos cinco óbitos confirmados até agora e dos dois casos que ainda em investigação, outros 39 pacientes tiveram complicações, com sangramentos e suspeita de Dengue Hemorrágica.

Mas o pior já passou. Segundo Elizaine Bicalho, o município registrou apenas quatro casos de Dengue no mês de outubro e nenhum nesse início de novembro. O Levantamento que foi feito recentemente mostra baixo risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti, mas o Programa Municipal de Combate a Dengue permanece em posição de alerta. Isso porque o período de chuvas ainda não começou.

Para prevenir uma nova epidemia, os cerca de 130 agentes de endemias realizam mutirões, campanhas educativas e pedem a colaboração da população no combate ao mosquito transmissor. A grande maioria dos criadouros está dentro das casas, nos vasos de plantas e reservatórios de água e a eliminação desses criadouros depende de cada morador.