Agentes fazem constantes mutirões de limpeza.

O ano de 2020 tem pouco mais de um mês e os casos suspeitos de dengue já passam de 130. As condições climáticas desta época, quando calor e chuva se intensificam, são propícias à reprodução do mosquito Aedes aegypti. Como consequência, aumentam os casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Os moradores devem redobrar os cuidados.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, já são 136 casos suspeitos de dengue no ano. Os dados constam do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizado em 3 de fevereiro.

Embora ainda não haja confirmações da doença no município, os números não deixam de preocupar. A agente do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMDC), Suelene Pereira, explica que as equipes estão alertas e atuantes, inclusive realizando constantes mutirões de limpeza. No entanto, ela ressalta que não há combate ao Aedes Aegypti sem apoio da comunidade.

"Podemos dizer, com certeza, que 90% dos criadouros estão no interior das residências. O morador precisa vistoriar o próprio quintal, observar os vasilhames de alimento dos animais e limpar as calhas", alerta Suelene. Ela também chama a atenção para o cuidado com tambores e baldes usados para armazenar água da chuva, pois muitos focos têm sido encontrados nesses recipientes.

Ainda conforme Suelene, a comunidade precisa enxergar os agentes de endemias como aliados, facilitando a visita deles às residências. "A lei fala que todos devem receber os agentes, pois o combate à dengue é questão de saúde pública. Uma casa que deixa de ser vistoriada pode tornar-se problema para todo o quarteirão", ressalta.

Minas Gerais

Segundo o boletim epidemiológico da SES, Minas Gerais registrou por enquanto 6.988 casos prováveis de dengue em 2020. Quanto aos óbitos, em 2019 foram confirmados 178 e 79 permanecem em investigação. Este ano, cinco mortes estão em investigação e, até o momento, nenhuma foi confirmada. Em caso de denúncias, a população deve ligar 3822-9755 (Disque Dengue).