Distribuição geografica dos casos de Covid em Minas Gerais. ( Fonte: Governo de Minas )

Na última quarta-feira (14) o Comitê Extraordinário da Covid-19 aprovou a evolução de Patos de Minas e de toda a região Noroeste de Saúde para a Onda Verde do Minas Consciente.  É a primeira vez que o município alcança o nível mais flexível do plano de contenção da doença. As novas regras passam a valer a partir deste sábado (17), mas nem tudo está permitido.

No início da noite dessa sexta-feira (16) a Prefeitura publicou uma nota informando que os protocolos para a abertura das atividades estão sendo elaborados e serão divulgados na próxima semana. Mesmo permitido na Onda Verde, o funcionamento de casas de shows, por exemplo, continua proibido na cidade.

Veja a íntegra da nota

"Com a classificação do município de Patos de Minas em etapa mais avançada do Plano Minas Consciente, a partir desse sábado (17), algumas mudanças acontecem quanto ao funcionamento de alguns estabelecimentos. Entretanto, os protocolos sanitários devem continuar sendo observados e seguidos com rigor. Diante disso, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 reforça algumas orientações:

- a realização de eventos como festas promocionais e o funcionamento de casas de shows e boates continuam proibidos;

- atividades de esporte coletivo podem ser realizadas apenas como recreação, sendo vedada a participação de público;

- salões de festa e eventos estão autorizados a funcionar realizando, por exemplo, aniversários e festas de casamento, desde que obedeçam a protocolo específico que será divulgado na próxima semana;

- bares e restaurantes ficam autorizados a oferecer entretenimento; o funcionamento de espaços kids continua proibido; o número de clientes por mesa passa a ser de até 8 pessoas; está autorizado o serviço de self-service com uso obrigatório de luvas descartáveis e máscara; o horário de funcionamento passa a ser até as 24 horas, todos os dias da semana. Excetuando-se determinações apresentadas, demais normas estabelecidas no protocolo anterior devem continuar sendo seguidas com rigor.

Protocolos específicos dos segmentos autorizados na onda verde serão divulgados na próxima semana" , conclui.