Depois de assistir cenas impressionantes de alagamentos e ruas transformadas em rios pelo temporal que caiu sobre Patos de Minas no final da tarde dessa terça-feira (03), chegou a hora de calcular os prejuízos. A enxurrada deixou um rastro de destruição em várias ruas da cidade. Alguns trechos tiveram que ser interditados nesta manhã.

Foi o que aconteceu com rua Tomaz de Aquino. A enxurrada arrancou boa parte do asfalto que tinha acabado de ser colocado em virtude de uma obra que estava sendo feita no local. A rua São Geraldo também teve um trecho interditado nesta manhã por causa dos estragos. A rua Jaime Ramos voltou a ser atingida. A calçada inteira de um comércio em frente ao Unipam foi arrancada.

Outro ponto bastante castigado pela enxurrada foi a rua Ana de Oliveira. A pavimentação também foi arrancada e uma cratera se abriu no asfalto. No bairro Guanabara, a avenida Lucy Mesquita ficou bastante danificada. A Praça Ibraim Pereira foi tomada pela sujeira que desceu de pontos mais altos da cidade.

O secretário municipal de obras, Mauro Lima, informou que todas as equipes foram mobilizadas nesta manhã para reparar os estragos causados pelo temporal. Além disso, duas equipes da Zona Rural foram designadas para auxiliar no serviço. Segundo ele, neste primeiro momento, o trabalho é de mapear os estragos e de fazer a limpeza das ruas.

De acordo com Mauro Lima, a chuva dessa terça-feira impressionou e causou tantos estragos porque o volume de água caiu em um pequeno espaço de tempo. Foram 60 milímetros em um intervalo de apenas 40 minutos. O secretário fez um alerta para que as pessoas não passem pelos pontos de alagamentos durante temporais como os de ontem.

Apesar das cenas de veículos e pessoas sendo arrastadas, segundo a Defesa Civil apenas duas pessoas ficaram feridas. Duas mulheres que foram arrastadas pela enxurrada nas imediações do Unipam foram socorridas e encaminhadas para a UPA com escoriações pelo corpo. Três famílias no bairro Rosário também tiveram suas casas inundadas durante o temporal.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas vem, por meio desta nota, informar à população que todas as suas frentes estão mobilizadas no intuito de mapear os estragos causados pelo temporal que acometeu a cidade na tarde dessa terça-feira (3), realizar a limpeza de vias e a reparação desses estragos.

Muitas dúvidas foram levantadas acerca da qualidade do reperfilamento asfáltico após a intempérie à qual Patos de Minas foi submetida ontem. A Prefeitura Municipal categoricamente informa que a grande maioria dos estragos causados nas vias foi em asfaltos já antigos. É necessário ressaltar que em algumas ruas e avenidas, que receberam o reperfilamento, houve estragos, todavia os danos causados aconteceram em trechos não reperfilados. Os trechos que receberam o asfalto, em sua grande maioria, reagiram muito bem ao exorbitante volume de água que os atingiu (calculado em torno de 120mm despejados em pouquíssimo tempo). Portanto, entendemos que a aquisição da usina móvel de asfalto foi um ótimo investimento, estando dentro da expectativa quanto à qualidade do serviço.

Pedimos a todos compreensão, paciência e cooperação para que possamos juntos passar pelas adversidades que possam ser causadas pela natureza neste período de chuvas, ressaltando que estamos trabalhando ininterruptamente no sentido de prevenir possíveis sinistros e reparar os estragos causados, tentando impactar da menor forma o cotidiano do cidadão patense.