Patos de Minas.

A Covid-19 continua causando mortes em Patos de Minas. Boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (02) pelo Comitê Estadual elevou o número de óbitos causados pela doença para 61. O boletim municipal da tarde de ontem contabilizava 58 mortes, o que mostra um aumento significativo dos óbitos nos últimos dias.

Em todo o Estado, embora as internações nos hospitais tenham apresentado queda, as mortes também continuam acontecendo. Foram 66 óbitos nas últimas 24 horas, elevando o total de mortes por Covid-19 no Estado para 7.502. Até o momento foram 302.082 casos confirmados. Estão em acompanhamento 27.667 casos e são 266.913 casos recuperados. São 29.778 casos de internação hospitalar na rede pública e privada e o grau letalidade da doença é de 2,5%.

A Secretaria de Estado da Saúde observa, no entanto, que de modo geral, esse número retrata os novos registros notificados à SES/MG nas últimas 24h, mas que ocorreram em períodos anteriores. Desse modo, o aumento no número de óbitos registrados nas últimas 24h pode não representar um aumento na transmissão da COVID-19, mas a qualificação do sistema de informação, com encerramento de óbitos ocorridos anteriormente e que estavam em investigação.

Em Patos de Minas, os órgãos de saúde estão preocupados com uma piora nos indicadores da Covid-19 nos últimos dias. O grau de risco de contaminação saltou de 11 para 14 e a Taxa de Incidência da doença na microrregião saltou de 94 (médio risco) para 138 (alto risco). Se continuar assim, a cidade corre o risco de regredir para Onda Vermelho do Plano Minas Consciente mais uma vez.