Homens e mulheres, civis e militares que prestaram serviços à história, a cultura e a sociedade receberam medalhas e diplomas.

A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira inaugurou suas atividades no último sábado (05) em Patos de Minas com uma noite de homenagens. Homens e mulheres, civis e militares que prestaram serviços à história, a cultura e a sociedade receberam medalhas e diplomas. Júlio Cesar Vilela, capitão da Polícia Militar, foi empossado como representante da ordem na cidade.

A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem na Inconfidência Mineira o pilar do seu objetivo social. A OCIM é uma das mais antigas organizações não governamentais do país e segue os princípios da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica, que em 1789 deu origem a Inconfidência Mineira.

Atualmente, a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira se dedica para promover a paz, a cidadania e justiça social. Em sua filantropia arrecada e distribui roupas, remédios, cestas básicas, apoio residencial, apoio a deficientes e operações emergenciais. Entre as ações mais expressivas está a construção de um hospital de 25 mil metros quadrados que estava abandonado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Além de promover ações de filantropia, a OCIM também reconhece trabalhos sociais feitos por pessoas físicas e jurídicas. No âmbito militar, por exemplo, é quesito importante no curriculum. No âmbito civil tem o conceito e o respeito de toda sociedade como o “dever cumprido” enquanto cidadão de bem.

Em Patos de Minas, a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira agraciou pessoas da comunidade com a Medalha da Vitória e com a Medalha da Conquista. O reitor do Centro Universitário de Patos de Minas, Milton Roberto de Castro Teixeira, falou em nome dos homenageados e destacou a importância das ações desenvolvidas pela OCIM neste momento difícil em que o país está enfrentando.