Os idosos que saíram de casa nesta manhã para pegar a senha tiveram que enfrentar filas gigantescas.

A quarta-feira (01) foi de filas gigantescas nas unidades de saúde de Patos de Minas. Um grande número de pessoas amanheceu nas portas desses postos de atendimento apenas para retirar a senha que dará direito à vacina contra a gripe. A Campanha será retomada nesta quinta-feira (02) no município, mas apenas 4.900 doses foram disponibilizadas.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi antecipada este ano em decorrência da pandemia de coronavírus. A imunização para idosos e profissionais de saúde foi iniciada no dia 23 de março, mas as doses não foram suficientes. Na sexta-feira (26), uma nova remessa de vacinas foram disponibilizadas e mais uma vez não atendeu as enormes filas que se formaram.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou um novo lote de vacinas e comunicou que faria a distribuição de senhas a partir das 7h da manhã desta quarta-feira (01). A intenção era acabar com as filas nas portas das unidades de saúde e evitar que as pessoas saíssem de casa e não conseguissem a vacina. Mas a medida também não evitou as queixas.

Os idosos que saíram de casa nesta manhã para pegar a senha tiveram que enfrentar filas gigantescas. Na unidade de saúde do bairro Nova Floresta, quem chegou após as 7h da manhã não conseguiu pegar senha e vai ficar mais uma vez sem ser imunizado.

Segunda a assessoria de comunicação da Prefeitura, a falta de vacinas é decorrente do número limitado de doses enviadas pelo Governo de Minas Gerais ao município. A Secretaria de Estado de Saúde abastece a cidade por remessas, que serão em número de 17 até o fim da campanha, em 22 de maio.

Para quem conseguiu retirar a senha, a vacinação acontece nesta quinta-feira a partir das 7h. Na hora da vacinação, o idoso deve comparecer à UBS com senha e documento pessoal em mãos. Já o profissional de saúde precisa apresentar senha e comprovante de vínculo empregatício;

Para os pontos de vacinação no sistema drive thru, as senhas serão distribuídas somente na quinta-feira (2). No Pátio Central Shopping, serão vacinadas somente pessoas no veículo. Já a UBS Ipanema e o ponto extra no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS, na Avenida Marabá) atenderão pessoas a pé e no veículo.