Valéria Vieira - Escritora.

Pratos complexos, ingredientes, molhos, temperos, condimentos, sucos, chás, doces, salgados, lanches, refeições, sobremesas, vinhos, cervejas, comida de avião, de navio, gastronomia molecular, alimentos orgânicos, slow food, self-service e histórias de 13 países dos quatro cantos do planeta. Você encontrará de um pouco de tudo no livro “Tempero do Mundo”, primeira publicação nacional da jornalista gastronômica e chef de cozinha Valéria Vieira, lançado no último dia 18 de setembro, no Piantas Adega e Bistrô, em Brasília.

Kakai e Valéria Vieira.

A fila de autógrafos, que parecia não ter fim, estava repleta de convidados, que fizeram questão de conferir a nova obra e adquirir um exemplar. Foram cerca de 250 livros vendidos. “Fiquei muito feliz em perceber o interesse das pessoas em ver a gastronomia de outra maneira. Recebi muitos retornos positivos de quem leu e já testou as receitas do livro”, conta Valéria.

Nomes como o senador Aécio Neves e sua esposa Letícia Weber, os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal Ilmar Nascimento Galvão e Antonio Cezar Peluso, acompanhado de sua esposa Lúcia, o advogado Pedro Gordilho, Claudio Cohen, maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e a jornalista Cristiana Lôbo, foram algumas das presenças que passaram por lá.

Tempero do Mundo

A obra é uma coletânea de artigos publicados na coluna homônima da extinta revista mineira Viagens Gerais e reúne histórias e comidas do mundo, narradas de forma leve, simples e divertida, do jeitinho que a autora é. Como resumiu no prefácio Carolina Ferraz, atriz e apresentadora do programa “Receitas da Carolina”, do GNT: “Valeria escreve gostoso, como se estivéssemos frente a frente ou com a proximidade de alguém que se conhece. Um livro que não dá pra largar antes da última página e que não pode faltar na biblioteca dos apaixonados por culinária”. É uma simpática mistura de caderno de receitas, agenda e coleção de casos para se contar ao redor da mesa, com pessoas queridas reunidas em torno de uma boa refeição.

Natural de Patos de Minas e esposa do também patense Antônio Carlos de Almeida, Kakai, Valéria é jornalista especializada em gastronomia há mais de 20 anos e chef formada pela renomada Leiths School of Food and Wine, de Londres. É também autora dos livros Leith Latin-American Cooking (Running Press) e Leiths Book of Desserts (Bloomsbury Publishing), praticamente esgotados na Inglaterra e cotadíssimos na Amazon.com, sendo classificados com cinco e quatro estrelas, respectivamente. Com tal currículo, nada mais natural do que deduzir que seu novo livro chegue com a sofisticação e o distanciamento que pede a tradicional alta gastronomia. Ledo engano.

Da escolha por fazer uma publicação independente à seleção de receitas de fácil execução, Valéria traduziu tudo em simplicidade. “Venho de uma época em que não existia nenhum glamour em aprender gastronomia. Minha mãe tinha vergonha de dizer o que eu estudava porque entendia que as pessoas me veriam como simples cozinheira. E gosto de ser cozinheira, me sinto assim”, conta. Para ela, é um prazer perceber que o segmento, especialmente no Brasil, está se transformando, valorizando produtos e receitas regionais, sem olhar para a culinária estrangeira e se sentir menor. “Esse movimento começou aqui, com o Alex Atala, e ganhou força com a facilidade do acesso à informação, a melhores ingredientes e às dezenas de programas de televisão sobre o assunto.”

Nas 228 páginas de “Tempero do Mundo”, Valéria imprime sua filosofia de vida, sua trajetória profissional, suas vivências internacionais, além de deliciosas receitas compartilhadas da maneira mais doce, simples e honesta. É um convite para um bate-papo com uma amiga querida.

Serviço

Tempero do Mundo já está disponível nas lojas da livraria Leitura (R$55) e chegará, a partir da semana que vem, nas principais livrarias do país. Em Brasília o livro está disponível também no Piantas Adega Bistrô.

O próximo lançamento está previsto para o mês de outubro, dia 08 (quinta-feira) em Belo Horizonte, na livraria Leitura do shopping Pátio Savassi, a partir das 19h.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Livro “Tempero do Mundo”