Os alunos mostraram para as crianças a forma correta de escovar os dentes.

A Faculdade Patos de Minas – FPM – aderiu a causa da Pastoral da Criança da Paróquia de Santa Terezinha de promover a conscientização contra a violência com as crianças e de promover a paz. A iniciativa também tem o apoio do Projeto Amor Exigente. Nesse final de semana, a instituição levou professores e alunos para a Praça Irmão Sol e promoveu diversas atividades educativas e sociais com a população.

A programação incluiu palestras, apresentações das crianças atendidas pela Paróquia e muitas brincadeiras. A Faculdade de Psicologia da FPM proporcionou muita diversão às crianças. Os alunos quiseram mostrar a importância de brincar. “É uma das atividades mais importantes no desenvolvimento infantil”, afirma a estudante Jéssica Borges. Segunda ela, as brincadeiras desenvolvem a criatividade, ajudam a controlar impulsos e desejos, medos e ansiedades.

O coordenador do curso de Psicologia, Júnior Antoniaci, destacou que a FPM mantém um laboratório do Brincar na Clínica de Psicologia no Campus J.K. O coordenador explicou que o local é aberto a comunidade e que as atividades são gratuitas.

A Faculdade de Odontologia da FPM também participou da ação de combate a violência contra as crianças. Estudantes e professores distribuíram escovas de dente para a criançada e ofereceram orientações de prevenção e cuidados para manter a saúde bucal. Um escovódromo foi montado em plena Praça Irmão Sol.

Roberto Goes, coordenador adjunto do curso de odontologia da FPM elogiou a iniciativa da Pastoral da Criança de promover ações em defesa do público infantil e prometeu continuar apoiando a iniciativa. A FPM também cuidou da saúde dos participantes. Testes de glicemia foram realizados e estudantes de enfermagem fizeram controle da pressão. E para dar um toque especial na festa, o Curso de Gastronomia da FPM preparou algumas delícias.

As pessoas que compareceram à Praça Irmão Sol também conheceram o Projeto Amor Exigente, que oferece apoio aos dependentes químicos e às famílias que enfrentam problemas com álcool e drogas em casa. A ação de combate a violência contra as crianças ainda teve apresentações musicais na Praça Irmão Sol, distribuição de pipoca, Geladeira Literária e muita diversão para a criançada. O resultado foi comemorado pelos organizadores.

Autor: Maurício Rocha