“Mãe Natureza, pássaro perdeu o cantinho, para construir seu ninho só por causa das queimadas. O vento forte e a chuva em demasia, deslizando a serrania, destruindo as moradas. Ninguém se importa com você mãe do universo, faça sol ou faz chover, CO2 vai aumentando. O calor forte derretendo as geleiras e assim desta maneira as marés vão avançando”. O verso da canção Mãe Natureza, da dupla Rio Preto e Riachinho é o retrato da realidade.

Tenente Primo, o Rio Preto da dupla com Riachinho, tem no quintal de casa a comprovação do descaso com o meio ambiente. O pássaro que não encontrou lugar na natureza para fazer seu ninho, descobriu a morada no cacho da bananeira. “É o retrato do que vem ocorrendo nos últimos tempos”, revela o sertanejo. A destruição das matas pelas queimadas e pela ganância do homem tem feito com que animais e aves migrem para as cidades em busca de morada e de alimentos.

A canção “Mãe Natureza” foi gravada em 2017 para alertar o homem sobre a importância da preservação do meio ambiente. A letra do compositor Pedro Frechi e os arranjos de Zé Tropeiro e Vilar foi apresentada no Festival de Música da Fenamilho e levou o quarto lugar na categoria sertanejo. No entanto mais do que o prêmio, o músico Primo quer que a canção sirva como um instrumento de conscientização da sociedade. “Eu tenho um sonho de ver essa música gravada inclusive em outros idiomas”, revela Primo.

Ainda com o filhote de rolinha no ninho, Primo recebeu a reportagem do Patos Hoje. Na companhia da esposa e da Dulpa Zé Tropeiro e Vilar, o músico sertanejo cantou a música “Mãe Natureza”. Enquanto gravávamos a reportagem, a mãe chegou para alimentar o filhote e nossa equipe de reportagem registrou o momento mágico da natureza. “A natureza realmente é impressionante e nós temos que agradecer por podermos contemplar tamanha beleza”, disse Primo enquanto observava a mãe alimentar o filho.

Primo aproveitou a oportunidade para ressaltar o papel da mãe que é de suma importância para todo mundo.  “A pessoa da mãe é fundamental na educação e na vida de todos nós, é como diz o ditado, uma mãe cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de uma mãe”.