A empresa Pássaro Branco foi autuada e obrigada a providenciar outro veículo para fazer o transbordo.

Fiscais que atuam na Força-Tarefa da Covid-19 e agentes de trânsito  reforçaram a fiscalização em ônibus da Viação Pássaro Branco. O órgão continua recebendo denúncias de excesso de passageiros no transporte público urbano. Decreto Municipal proíbe que a empresa trafegue com número de passageiros acima da quantidade de bancos existentes no veículo.

Decreto 4.873 publicado em julho deste ano estabelece que o Transporte Coletivo Urbano de Passageiros funcionará de segunda a domingo, no horário de 4h às 23h:59min., para atender as necessidades da população. A quantidade de passageiros por veículo fica limitada a 50% da lotação disposta na placa no interior do carro, podendo o passageiro ficar assentado ou em pé.

O Decreto estabelece ainda que a concessionária do serviço público deverá promover o acompanhamento e que a Secretaria Municipal de Trânsito fará a fiscalização. Foi o que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (17). A gente foram colocados em dois pontos apontados em denuncias de passageiros.

Pelo veículo flagrado com excesso de passageiro a empresa Pássaro Branco foi autuada e obrigada a providenciar outro veículo para fazer o transbordo. A redação do Patos Hoje entrou em contato com representante da empresa e assim que houver uma resposta será postada neste espaço.

O transporte público é apontado pelas autoridades de saúde com alto risco de transmissão do novo coronavírus, tanto que o Comitê Extraordinário da Covid-19 permitiu a evolução do todos os municípios com menos de 30 mil habitantes para a “Onda Amarela” exatamente por elas não possuíram transporte coletivo.

Em Patos de Minas, além de limitar a quantidade de passageiros, a Prefeitura também criou protocolos, como a disponibilização de álcool em gel para os passageiros, higienização dos veículos a cada viagem e uso obrigatório de máscaras por motoristas e passageiros.