Pacientes reclamam do calor e da precariedade das máquinas de hemodiálise do São Lucas

Eles alegam que várias máquinas estão danificadas e encostadas.

publicado em 17/12/2018, por Maurício Rocha


Pacientes com problemas renais que dependem de tratamento de hemodiálise estão reclamando da estrutura oferecida pelo Hospital São Lucas em Patos de Minas. Eles alegam que várias máquinas estão danificadas e encostadas. Além disso, o espaço não é climatizado e o calor causa muito desconforto aos doentes.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

O problema se arrasta já há algum tempo e fica pior nesta época do ano com a chegada do Verão. Os pacientes relatam que o calor no interior da sala onde são realizadas as sessões de hemodiálise é insuportável. Além do mais, o grande número de máquinas danificadas prejudica o atendimento dos pacientes.

O acompanhante de um dos pacientes que utilizam o serviço de hemodiálise gravou um vídeo do local para mostrar a situação e cobrar providências. O serviço de hemodiálise do Hospital São Lucas é credenciado ao Sistema Único de Saúde – SUS e atende pacientes renais de cerca de 33 municípios da região.

Alguns doentes viajam mais de 4 horas para vir a Patos de Minas fazer o procedimento que é realizado três vezes por semana. Já debilitados pela doença renal, os pacientes cobram um pouco mais de conforto para realizarem os tratamentos.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a administração do Hospital São Lucas que prometeu solucionar o problema em breve. Segundo o diretor financeiro Patrick Teixeira, três novos aparelhos de ar condicionado serão instalados ainda esta semana. Com relação às máquinas que estão paradas, o diretor financeiro informou que o serviço de assistência já iniciou os reparos e que está aguardando a chegada de peças.

Caso o problema não seja resolvido, os pacientes também poderão entrar em contato com a ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde e cobrar providências. Em Patos de Minas, a ouvidoria atende pelos telefones 136 e 2106 1119. A pessoa não precisa se identificar.

Autor: Maurício Rocha Postado em 17/12/2018
Compartilhe:

36 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Paulo | 5 meses, 4 semanas atrás

    Uma maneira definitiva para resolver o problema dos pacientes que dependem da hemodiálise é a seguinte : população e vereadores tem que pressionar a secretária de saúde para pedir uma CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAR OUTRA CLÍNICA DE HEMODIÁLISE EM PATOS DE MINAS. Isso é possível porque o município é gestão plena em saúde e o número de habitantes atendidos pela macrorregião atende aos critérios. Esperar mudança na administração antiga ou nova do São Lucas é acreditar em Papai Noel....

    4 0 Responder

  • Verdadeiro | 6 meses atrás

    pacientes reclamando de barriga cheia... um do eles não fecharem a Hemodiálise e esses pacientes tudo morrer, não se contentam com o que tem... certeza que nenhum paciente nunca deixou de fazer hemodiálise, então não tem porque reclamar... já não paga nada...

    1 6 Responder

    paciente - 6 meses atrás

    Chorando de barriga cheia? pq vc nao viu o que estamos passando no hospital. vc tinha era que precisar fazer o tratamento e nao ter maquina como nao tem pra nos e vc morrer por falta de atendimento! fico me perguntando que tipo de problema mental vc tem pra falar esse absurdo nos pacientes so estamos lutando por nossos direitos pois temos o direito de um tratamento adequado seguro e eficaz. pois pagamos sim por isso. perecemos um pouco de dignidade respeito nossas vidas estao em jogo aqui por incopetençia dessa adiministraçao que desde que entrou piorou e degradou o Hospital Sao lucas.

    4 1

  • renata | 6 meses atrás

    que situacao ,atendimento precario parece que tao tds sendo obrigados a trabalhar,uma sujeira,descaso total ...pagamos e caro por esse atemdimento que é sus entrea aspas ..vamos chegar onde dessa forma... é o fim dos tempos

    2 4 Responder

  • vaguim | 6 meses atrás

    são lucas é a contagem regressiva da morte. entrou, sai pra funeraria

    5 5 Responder

  • Promotor | 6 meses atrás

    Hospital que o Presidente visitou? Aff... so propaganda politica ne? Aposto que os gabinetes, as salas dos DOTORES e climatizada nao e?

    4 1 Responder

  • Mandacascar | 6 meses atrás

    Minha mãe morreu as minguas nesse hospital,esse hospital aí deixou a desejar .

    3 3 Responder

  • Muy Runiz | 6 meses atrás

    Calma gente, eu como Muy Runiz digo uma coisa.... Vai piorar!

    2 2 Responder

  • ¡ | 6 meses atrás

    Engraçado, né a menos de 15 dias a traz a população de patos aplaudia o hospital. Quando 5 bebês precisavam de leitos de UTI neonatal. Estavam em um local inadequado no hospital regional. Naquele momento o hospital era ótimo,kkkkk. Agora ????. Ou estavam falando de outro hospital. ? O pior que a população fala mal de lá, mais e pra lá que vão.... Sem contar que 80 porcento dos funcionários, trabalham em outros hospitais aqui da cidade. Então será que lá não exercem a mesma função. O povo e muito ingrato. Se não quiser tratamento do SUS, e fácil resolver, e só pagar particular......

    2 5 Responder

    Raphael - 6 meses atrás

    O hospital ser ao menos digno e tratar bem os pacientes... Dar condições ao trabalhador Não faz mais que a obrigacao do SUS... Dando em conta que pagamos caríssimos impostos pra que nós dessem retorno de qualidade... Agora do jeito que tá podemos reclamar sim... Devemos reclamar O que estão fazendo é maldade que todo trabalhador que ali dentro presta seu trabalho pra levar alimento pra dentro de casa

    8 0

  • Pirilampo | 6 meses atrás

    Isso cabe também ó poder público municipal cobrar as providências. Prefeito vereadores só que infelizmente ninguém faz nada. Eu também conheço de perto as deficiência daquele hospital São Lucas. Para com os pacientes. Lembrando que o povo conhecê muito bem a história dos proprietários do hospital. Então povo cobra mesmo é um direito de vcs

    4 0 Responder

  • Maria Inês | 6 meses atrás

    Aí Patos Hoje, não publicaram meu comentário pq? Deve ser pq citei nomes né. É sempre assim, vocês só olham um lado!!! Quero ver se vão fazer uma reportagem tendo como base os comentários desta publicação.

    2 0 Responder

carregar mais comentários