Pacientes com problemas renais que dependem de tratamento de hemodiálise estão reclamando da estrutura oferecida pelo Hospital São Lucas em Patos de Minas. Eles alegam que várias máquinas estão danificadas e encostadas. Além disso, o espaço não é climatizado e o calor causa muito desconforto aos doentes.

O problema se arrasta já há algum tempo e fica pior nesta época do ano com a chegada do Verão. Os pacientes relatam que o calor no interior da sala onde são realizadas as sessões de hemodiálise é insuportável. Além do mais, o grande número de máquinas danificadas prejudica o atendimento dos pacientes.

O acompanhante de um dos pacientes que utilizam o serviço de hemodiálise gravou um vídeo do local para mostrar a situação e cobrar providências. O serviço de hemodiálise do Hospital São Lucas é credenciado ao Sistema Único de Saúde – SUS e atende pacientes renais de cerca de 33 municípios da região.

Alguns doentes viajam mais de 4 horas para vir a Patos de Minas fazer o procedimento que é realizado três vezes por semana. Já debilitados pela doença renal, os pacientes cobram um pouco mais de conforto para realizarem os tratamentos.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a administração do Hospital São Lucas que prometeu solucionar o problema em breve. Segundo o diretor financeiro Patrick Teixeira, três novos aparelhos de ar condicionado serão instalados ainda esta semana. Com relação às máquinas que estão paradas, o diretor financeiro informou que o serviço de assistência já iniciou os reparos e que está aguardando a chegada de peças.

Caso o problema não seja resolvido, os pacientes também poderão entrar em contato com a ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde e cobrar providências. Em Patos de Minas, a ouvidoria atende pelos telefones 136 e 2106 1119. A pessoa não precisa se identificar.