As orientações aconteceu entre os dias 13 e 20 de novembro.

Entre os dias 13 e 20 de novembro, a Equipe 06 da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Paraíso promoveu, juntamente com os alunos do 6º período do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), orientações a respeito do uso abusivo de benzodiazepínicos, medicamentos que produzem efeito ansiolítico, atuando principalmente no controle da ansiedade e da insônia. Tal medicamento não age com efeito de cura, mas de tratamento dos sintomas da ansiedade.

O trabalho desenvolvido pela Equipe 06 e pelos alunos de Medicina teve como objetivo falar para os pacientes que aguardavam atendimento na UBS Jardim Paraíso a respeito dos benzodiazepínicos, suas indicações, principais efeitos colaterais, bem como os riscos que uso abusivo desse tipo de medicamento pode causar. As orientações dadas aos pacientes foram complementadas por uma cartilha entregue a eles, a qual foi elaborada pelos alunos do curso de Medicina em parceria com os profissionais da UBS Jardim Paraíso.

Além do trabalho de orientação, foi realizada a aplicação de um questionário aos pacientes com a finalidade de fazer um levantamento da população em risco. Os dados coletados durante a ação serão analisados e apresentados no projeto Saúde no Território.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas