O acumulo de pacientes na porta da Unidade de Pronto Atendimento começou ainda de madrugada.

Os pacientes que precisaram de atendimento na UPA nessa segunda-feira (20) tiveram que enfrentar uma longa espera. Teve doente reclamando que passou mais de nove horas na fila. Com a sala de espera superlota, algumas pessoas tiveram que ficar na calçada, do lado de fora até serem chamadas para a consulta médica.

O acumulo de pacientes na porta da Unidade de Pronto Atendimento começou ainda de madrugada. Teve gente que chegou às 3h. Já passava do meio dia e ainda não tinha sido chamado. Com tanta gente a espera de atendimento, algumas pessoas tiveram que aguardar do lado de fora da UPA.

Sobraram reclamações. Os pacientes cobraram mais agilidade no atendimento. “ A gente está aqui é por que precisa, por que tá passando mal”, reclamou uma paciente.

A Prefeitura reconheceu o problema no atendimento desta segunda-feira na unidade. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, um médico que estava de licença faltou e ainda houve excesso de casos de urgência e emergência que são aqueles casos classificados em laranja e amarelo pelo Protocolo de Manchester.

A Prefeitura reconheceu que houve um tempo maior na espera dos casos menos urgentes que são aqueles classificados de verde e azul. Segundo a assessoria, os casos de azul devem ter um tempo de espera de 4 horas, enquanto os casos de verde possui tempo de 2 horas. A administração ressaltou que estes últimos casos devem ser tratados preferencialmente nas Unidades Básicas de Saúde e não na UPA.

Autor: Mauricio Rocha