Pacientes de hemodiálise do São Lucas pedem piedade e vereadores cobram medidas urgentes

Elas contaram todas as dificuldades que vêm enfrentando para continuar sobrevivendo.

publicado em 01/03/2019, por Farley Rocha


Pacientes usaram a Tribuna Livre da Câmara Municipal e pediram socorro.

Pacientes de hemodiálise do Hospital São Lucas compareceram nessa quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Patos de Minas e comoveram os vereadores. Elas contaram todas as dificuldades que vêm enfrentando para continuar sobrevivendo. O vereador João Bosco de Castro Borges fez uma defesa emocionante e um ofício será encaminhado para todas as autoridades do município para que seja tomada alguma providência urgente.

As pacientes Luciene, Márcia e Angélica usaram a Tribuna Livre da Câmara Municipal e pediram socorro. Elas chegaram a clamar por piedade e citaram situações que beiram ao absurdo. Não há balança adequada para pesar os pacientes, faltam materiais e os funcionários estão sobrecarregados e com pouca vontade de trabalhar por falta de pagamento. As máquinas estão sucateadas. “Elas são nossos rins. Deixo de comer para não morrer. Chupo gelo para não beber água”, contaram. As pacientes chegaram a dizer que ratos foram mortos na sala de espera.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Falta higiene, móveis estão com muita ferrugem e as máquinas estragam constantemente, o que muitas vezes não permite que os pacientes realizem os procedimentos de forma adequada. “A água é muito importante. Se houver contaminação, morrem os 210 pacientes de hemodiálise”, ressaltaram. Um vídeo foi mostrado para os vereadores com todos os problemas apresentados. “Tudo está muito sujo. Há mofo. 210 pessoas à deriva. É um pedido de socorro mesmo. Não é engraçado”, destacaram as pacientes que, além disso, são também muito carentes.

Após os discursos comoventes, os vereadores não pouparam críticas à administração do Hospital São Lucas e cobraram providências urgentes. O vereador João Bosco de Castro Borges- Bosquinho- fez uma defesa emocionante. Ele voltou a direcionar duras críticas ao político e empresário Ruy Muniz e cobrou de todas as autoridades de Patos de Minas medidas para solucionar os problemas do Hospital que recebe verbas do SUS. Uma comissão de vereadores foi formada e eles levarão um ofício a cada autoridade de Patos de Minas para que o problema seja realmente resolvido.

Em seu discurso, ele citou o problema da hemodiálise como gravíssimo. “A média de tratamento dos pacientes é de apenas 11 anos”, ressaltou. Indignado, ele voltou a fazer um discurso emocionante da situação. “Isso é questão de defender a vida. Que vexame de uma cidade do porte de Patos de Minas. Não pode deixar isso acontecer, para gente ficar sabendo e depois ficar lendo nota de falecimento aqui. Isso é um absurdo”, concluiu indignado.

Autor: Farley Rocha Postado em 01/03/2019
Compartilhe:

67 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Indignacao | 2 meses, 1 semana atrás

    Quem falou que o salário dos funcionários do HSL está em dia?Todo mês estão atrasando,um vale alimentação está em atraso,pessoas sem dinheiro para pegar ônibus para trabalhar e sem o que comer em casa,entrevistem os funcionários,ninguém recebeu ainda,um vale alimentação que cai no início do mês ainda não caiu e devem mais um e não tem nem previsão para pagar,e nem o salário caiu ainda,estão cortando tudo o que pode do salário,onde alguns já deixam de receber menos 200,00 do salário(insalubridade)

    0 0 Responder

  • PAULO | 2 meses, 2 semanas atrás

    Srs Vereadores, Sr Promotor da Saúde, Sra Secretária de Saúde Se querem resolver o problema dos pacientes renais crônicos que precisam de hemodiálise bastam solicitar a Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde em Brasília CREDENCIAMENTO de nova clínica de hemodiálise. Façam uma CHAMADA PÚBLICA para isso. Ai é só transferir os pacientes para a nova clínica, não terão mais despesas, apenas será repassado o recurso a um novo prestador de serviço. Tanto a antiga, quanto a nova administração do HSL São muito amadoras, para não falar desonestas. O única maneira de resolver o problema é essa, o resto é conversa fiada.

    2 0 Responder

  • Bruxo | 2 meses, 2 semanas atrás

    Bosquinho, a muito tempo perdeu sua credibilidade. Recolha-se à sua insignificância e à sua condição de político. Talvez até se reeleja, pois existem muitas pessoas sem noção nessa cidade, mas o seu caráter, assim como dos demais vereadores já foi demonstrado. Decepção total.

    11 2 Responder

  • Pedir piedade? | 2 meses, 2 semanas atrás

    Tem que exigir seu direito a poder viver apenas. Quem tem que se ajoelhar e pedir piedade são os responsáveis :rage: :rage: :rage:

    23 0 Responder

  • Solange | 2 meses, 2 semanas atrás

    Tem ANOS que o HSL é o pior hospital de Patos. Colocaram o queijo na mão do rato. Tem que denunciar pra todo lado: Ministério da Saúde, Ouvidoria Geral do Estado, Ministério Publico, fazer boletim de ocorrência e rezar... Pq enquanto não admitirem que Patos precisa de um Hospital Municipal, UPA que funcione, fechar o São Lucas e encontrar prestador q preste, este hospital continuará sendo uma industria de cadaveres... Não tem alcool gel em CTI, as pias não funcionam, tampouco há limpeza. A SMS faz auditoria lá??? Como ainda não interditou???? Tem que pedir a SMS p ir mostrar na Câmara os relatórios das auditorias e ao prestador as contas e justificativas (se eh q existem). Depender do SUS é dificil, mas depender do HSL é o fim. Deus nos guarde...

    7 0 Responder

  • Carlos | 2 meses, 2 semanas atrás

    COMO DIZ MEU VELHO AMIGO CHICO FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA TIAL BRIGADO! !!!

    3 0 Responder

  • Estelionato eleitoral 2 meses, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Tudo isso??????? - 2 meses, 2 semanas atrás

    mas só tem menos de 2 meses? Voce não pareço ser da roça e ainda parece adorar um sanduba de MORTADELA

    27 2

  • FUBAMILHO 2019 | 2 meses, 2 semanas atrás

    Patos parece que não tem prefeito. Ele nunca aparece pra ajudar resolver os problemas.

    9 3 Responder

  • Barranco | 2 meses, 2 semanas atrás

    E quem disse que vereador serve pra alguma coisa

    15 0 Responder

  • Pamonha | 2 meses, 2 semanas atrás

    Bosquinho é velhaco... já tá de olho nas eleições do ano que vem. Agora vai ser um drama danado, vai falar, falar e no fim das contas, nada. Só está mesmo atrás de votos. É um político sendo político.

    15 1 Responder

carregar mais comentários