Nessa terça-feira (15), duas máquinas de hemodiálise chegaram ao hospital.

O Hospital de Campanha está se preparando para oferecer hemodiálise a pacientes com Covid-19 em tratamento na unidade. Segundo o secretário de Saúde, Carlos Rezende, muitos internados em estado grave acabam apresentando insuficiência renal e demandam auxílio mecânico para substituir o papel dos rins.

Nessa terça-feira (15), duas máquinas de hemodiálise chegaram ao hospital, que já prepara processo seletivo para contratação de profissionais aptos para a especialidade. A Secretaria Municipal de Saúde também já iniciou as ações para compra dos insumos necessários para oferecer o tratamento.

Especialistas já afirmaram que a Covid-19 pode deixar diversas sequelas. Além de insuficiência renal, a doença pode atingir outros órgãos como pulmões. Depois que o vírus vai embora, a inflamação pode persistir por semanas, comprometendo o funcionamento do órgão. E não para por aí. Pode haver danos neurológicos, fraqueza muscular, perda prolongada do olfato, há relatos de insuficiência cardíaca e há o temor que os danos se transformem em uma doença crônica com necessidade prolongada de cuidados médicos.