Eles foram agraciados com cadeiras de rodas monobloco e cadeiras de rodas motorizadas.

Pacientes da Clínica de Reabilitação Totó Veloso começaram a semana recebendo presentes do poder público. Eles foram agraciados com cadeiras de rodas monobloco e cadeiras de rodas motorizadas. A doação faz parte de um programa do Governo Federal em parceria com as Prefeituras. A entrega na manhã dessa segunda-feira (25) foi feita pelo prefeito José Eustáquio.

Os equipamentos foram entregues na sede da Clínica Municipal de Reabilitação Física Totó Veloso, instalada na antiga UPA da Avenida Marabá. As cadeiras vão auxiliar na locomoção de pacientes com deficiência física, possibilitando uma vida nova a essas pessoas. No total, foram entregues 17 cadeiras de rodas motorizadas, acima de 90kg e 23 cadeiras de rodas monoblocos adulto e infantil.

O tipo de cadeira doada a cada paciente é defino por especialistas. As cadeiras motoristas, por exemplo, foram indicadas para pessoas que teriam dificuldades para tocar uma cadeira comum e que ao mesmo tempo têm facilidade para operar e conduzir uma cadeira motorizada. Com relação à cadeira de rodas tipo monobloco, trata-se de um modelo mais leve para portadores de deficiência que conseguem se virar sozinhos.

De acordo com o Prefeito, as cadeiras de rodas beneficiam os portadores de deficiência física, trazendo melhoria na saúde, na mobilidade e até mesmo na interação social. "Nós praticamente zeramos a fila de espera pelas cadeiras, em dezembro do ano passado entregamos 20 e agora mais uma remessa, beneficiando os pacientes da clínica”.

A coordenadora da Clínica, Mariana Braz Rodrigues Ribeiro, explicou que as cadeiras motorizadas foram adquiridas através de recursos do Ministério da Saúde, num valor total de R$232.813,50. No ano passado, novos equipamentos, como cadeiras de rodas e de banho, adaptação de assento para deformidade no quadril, órteses e próteses, adaptação de apoio de pés para cadeira de rodas e apoio lateral do tronco em três e quatro pontos já tinham sido entregues para os pacientes.