Os motivos que levaram Luís Eduardo Falcão à vitória com folga nas eleições em Patos de Minas

O resultado das urnas, no entanto, não foi construído por acaso. Veja os motivos que levaram o candidato do Podemos à vitória.

publicado em 16/11/2020, por Maurício Rocha


Falcão cumprimenta eleitores na comemoração da vitória (15).

Luís Eduardo Falcão Ferreira, de 36 anos, foi eleito prefeito de Patos de Minas nesse domingo (15) com 38.415 votos - 52,92% do total de votos válidos. Uma grande diferença de 19.053 votos para a segunda colocada Beia Savassi, que teve 19.362 votos - 26,67% do total de votos válidos. O resultado das urnas, no entanto, não foi construído por acaso. Veja os motivos que levaram o candidato do Podemos à vitória. 

Incentivo à mudança 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Udi Telecom - Conexão em Dobro

Um dos principais responsáveis pela expressiva votação do governador Romeu Zema em Patos de Minas há dois anos, Luís Eduardo Falcão incentivou desde então o sentimento de mudança e renovação na política.  Na campanha, ele procurou se afastar dos grupos tradicionais da política patense, taxando as lideranças partidárias de coronéis e destacando que o Brasil mudou, Minas também e agora era a vez de Patos. A ideia da renovação foi reforçada ainda por ele não ter disputado outra eleição e por ser mais jovem do que os principais oponentes, Beia Savassi e Arnaldo Queiroz. 

Decisão antecipada da candidatura 

Falcão chegou a se frustrar com a decisão do Novo, seu antigo partido, de não lançar candidatura em Patos de Minas. Isso vinha sendo programado desde as eleições para governador em 2018. Apesar da frustração, ele não desistiu e ingressou no Podemos, onde conseguiu apoio para lançar a candidatura pela Coligação Renova Patos junto com o PL e PTC. 

Apoio de voluntários 

Integrante do Movimento Vivacidade, que reúne pessoas interessados em buscar o desenvolvimento da cidade, Falcão conseguiu atrair muitos voluntários, em números que foram crescendo ao longo da campanha. 
Apoio de lojistas e empresários 
Grandes empresários da cidade abraçaram a campanha de Luiz Eduardo Falcão desde o princípio. Durante o pico da pandemia da Covid19, quando o comércio foi fechado como medida preventiva, Falcão participou de manifestações contra a medida e ganhou o apoio dos lojistas. 

Campanha nas redes sociais

Com menos tempo na TV e no Rádio para a propaganda eleitoral gratuita, Falcão concentrou sua campanha nas redes sociais. A mensagem forte da mudança estava presente no jingle e nas peças publicitárias. Ele arregimentou diversos grupos de whatsapp, por onde espalhou mensagens simples e fáceis de serem compartilhadas. Isso fez com que o número de apoiadores digitais crescesse e mostrasse força, fazendo com que os eleitores acreditassem na candidatura Falcão/Sandra Gomes.  

Estrutura financeira 

Embora tenha alardeado uma campanha humilde e sem grandes gastos, Luiz Eduardo Falcão não economizou, a ponto de pagar por uma única pesquisa o valor de R$ 32 mil. O limite de gastos estipulados pela Justiça Eleitoral em Patos de Minas foi de pouco mais de R$ 674.608,87.

Erros estratégicos dos adversários

Falcão também contou com erros estratégicos dos principais adversários que, incialmente, menosprezaram sua candidatura e quando perceberam o movimento de mudança, incentivado nas próprias rádios de Elmiro Nascimento, já não dava mais para reagir. Além disso, Beia Savassi que iniciou a campanha liderando as intenções de voto conviveu com um racha dentro do partido. O atual prefeito José Eustáquio, que ainda está no DEM, declarou apoio a Arnaldo Queiroz depois de ser excluído da disputa.

Autor: Maurício Rocha Postado em 16/11/2020
Compartilhe:

49 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Riala Mafon | 1 semana, 1 dia atrás

    O que fez Falcão ser eleito não foi erro e nem desqualificação dos adversários, haja visto, que tínhamos entre três ou quatro qualificados, um PHD em Economia. O Fator Principal da vitória dele é a falta de consciência de classe dos patenses. Pobre não pode votar em partido de direita e da elite. Conheço o Álvaro Dias do Paraná muito intimamente, ele é péssimo cidadão, péssimo caráter e é o Presidente Nacional do Podemos. Que me desculpe os patenses, mas vocês são como baratas que votam no chinelo.

    0 3 Responder

  • Realista | 1 semana, 2 dias atrás

    Quais motivo? Péssimos concorrentes, com a reputação em total descrédito, somado a uma população cansada dos mesmos que não fizeram nada de bom para o povo, votos como o meu, de quem não poderia sequer imagina a família Nascimento no poder novamente, é resultado foi vitória com uma boa margem. Mas sejamos bem sinceros, tudo que ele tem mostrado em suas falas, discursos, apoiadores, não nos dá nenhuma esperança de algo melhor, vamos aguardar seu mandato, mas não me convenceu, propostas vazias e uma falta de preparo para tal, sequer sabe como será a transição, para que não planejou suas ações depois da vitória, leva a entender que quem irá governar são seus apoiadores. Espero que tudo que eu disse esteja errado, mas Patos de Minas não pode errar mais na política. Só pra não passar esquecido, hospital municipal e processos digitais na prefeitura já existem, e foram na gestão do José Eustáquio.

    5 3 Responder

    Jojo - 1 semana, 2 dias atrás

    Concordo com seu comentário. Na minha opinião, quem se mostrava mais competente era o candidato Hermano, visto que tem título de doutor, experiências em outros estados e na ONU. Espero que ele consiga, futuramente, eleger-se como prefeito, deputado ou mesmo governador, devido à sua grande competência.

    2 2

  • Cida Castro | 1 semana, 3 dias atrás

    Então Falcao mostra serviço que você nunca mais perde eleição em Patos nós queremos é um prefeito que cumpre o prometido com honestidade até que em fim a panelinha de Patos foi desfeita ô gloria desde eu criança a política fica concentrada na mão das mesmas pessoas parecem brincar de roda roda lute e confie

    11 0 Responder

  • Analista | 1 semana, 3 dias atrás

    O discurso de renovação é uma forma de ganhar apoio dos jovens e dos descontentes , porém para governar uma cidade é necessário mais do que Boa Vontade, é preciso experiência, vivência e uma coisa que as pessoas parecem ignorar.. A aliança política, não se consegue nada sem isso. Verbas, apoio financeiro e apoio de pessoas influentes que possam facilitar o avanço na prática de suas ideias. Será que o prefeito eleito tem tudo isso a seu favor? Ou será queimado precocemente na sua vida política? Agora ele é o alvo e a bola da vez

    8 6 Responder

  • Dingou Bel | 1 semana, 3 dias atrás

    FELIZ ESTOU POR TANTOS VEREADORES QUE NÃO FORAM REELEITOS. SÓ SOBROU 4, QUE DA PRÓXIMA, EM NOME DE JESUS, CAIRÃO FORA DE VEZ! CRIATURAS QUE NÃO FAZEM NADA, SÓ BALANÇAM O RABO PRA LÁ E PRA CÁ, COM SALÁRIOS QUE NÃO MERECEM.



    15 0 Responder

    . - 1 semana, 3 dias atrás

    Esses novos q entraram n vai fazer nada tbm tamo lascado do mesmo jeito...

    0 3

  • Lagoense | 1 semana, 3 dias atrás

    Essa lua de mel não vai durar um ano kkk...

    5 8 Responder

    Opa - 1 semana, 2 dias atrás

    Preocupa ai com essa roça da Lagoa, que vc ganha mais.

    2 1

  • Helena | 1 semana, 3 dias atrás

    Quem fala mal do concorrente ,faz campanha pra ele.Arnaldo gastou seu tempo falando mal do Falcao,isso me despertou a curiosidade sobre tal pessoa.eu que pensava que Falcao fosse só um Bem Nascido,pude perceber que ele já tem história,e também capacidade para administrar nossa cidade.

    15 1 Responder

  • Geleia | 1 semana, 3 dias atrás

    Em um pais onde seu povo tá inserido nas redes sociais, mas é na maioria totalmente "analfabeto digital", as eleições são decididas na redes sociais, como foi a eleição presidencial e nos estados em 2018. O cara recebe uma mensagem ou vê uma postagem na rede social e aquilo pra ele já é verdade, não se preocupando em verificar se a fonte é real e confiavel, se aquele texto realmente condiz com a verdade. As pessoas simplesmente veem aquilo como verdade, compartilha e ainda tenta convencer quem discorda. Não tô dizendo que o Falcão será um mal prefeito ou que não fez uma campanha limpa. O fato de ser mais jovem, com uma assessoria mais jovem, soube usar a ferramenta principal, AS REDES SOCIAIS. Isso definiu as eleições.

    13 6 Responder

    MATURAS - 1 semana, 3 dias atrás

    Ótimo comentário! Que em 2022 os "burraldinos e burraldinas" procurem e verifiquem a veracidade das informações! Eita povinho fácil de enganar viu....

    1 2

    Espectador - 1 semana, 3 dias atrás

    No início o seu comentário tava ruim mas no final Tava aparecendo início.

    6 2

  • 667 | 1 semana, 4 dias atrás

    Pobre que apoia politica liberal é um tiro no próprio pé.Esse discurso barato de renovação não traz nada para a grande massa, basta olhar as eleições de 2018 a diante que vocês irão perceber que o proposito do POLITICO, ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL dos liberais é fazermos de escravos e aproveitar do analfabetismo funcional BOY que ganha 2k mensalmente, a politica burguesa não te representa

    21 29 Responder

    668 - 1 semana, 3 dias atrás

    Lembra que o analfabetismo funcional que hoje vivemos é fruto de 16 anos de governos de esquerda, aqueles que ao invés de priorizar o ensino básico de qualidade preferem inserir na cabeça de uma criança que não existem gêneros diferentes, de que é correto falar "nois vai" e que a literatura brasileira se resume a litera de cordel, que não tem coragem de ensinar matemática, economia e geopolítica sem viés nas escolas. Além de que analfabetismo funcional não deve ser colocado só nas costas do Estado, cabe ao aluno correr atrás e estudar, não achar que tudo vai cair do céu.

    22 14

  • Kim | 1 semana, 4 dias atrás

    Deve favores para e elite patente que financiou sua campanha e 4 anos não será suficiente para pagar... Ouvi da boca de um empresário “Dinheiro mais bem gasto! Agora posso liberar minhas pendências do loteamento”.

    15 18 Responder

    patense - 1 semana, 3 dias atrás

    aconteceu pra [email protected] kkkkkk fanfic otima mas faltou mais desenvolvimento

    1 0

    Anônimo - 1 semana, 3 dias atrás

    Para de conversar fiado e levantar falso testemunho. Não acrescenta em nada. Se não gosta do Falcão, não confia nele, beleza , direito seu. Fala logo que não vai com a cara dele e pronto. Sai desse disse me disse, dessa “fofocaiada”.

    8 1

  • Patureba penssador | 1 semana, 4 dias atrás

    Teve um candidato ai que perdeu a eleição muito antes, aquele que fez questão de recepcionar o Rodrigo Maia em sua visita a Patos!!

    20 2 Responder

  • Nilza | 1 semana, 4 dias atrás

    À Vitória de falcão, foi graças a arrogância de Arnaldo ,que usou seu tempo para falar mal dele, o povo não gosta de pessoas, maldosas arrogantes ,que quer crescer, encima da fragilidade das pessoas, não sou político não gosto, mas tenho consciência de que não vivemos sem ela, vai uma sugestão para os chefes de partidos, colocar menos candidatos a vereador e fazer uma seleção, vi que teve candidatos, que não tiverem um voto isso e vergonhoso, a pessoa não votar nela mesma,isso significa que é uma pessoa analfabeta que não sabe nem votar!

    35 0 Responder

  • zaraztruztraz | 1 semana, 4 dias atrás

    vamos ver nos próximos 4 anos se existe alguma diferença. ou se será apenas uma terceira via do mais do mesmo desde 1868...uma ave nobre aguerrida ou apenas mais uma ave de rapina...

    24 2 Responder

  • O bao | 1 semana, 4 dias atrás

    Quem tirou a beia Savassi, foi a própia eu ia votar nela ,eu e outros depois do.caso da aninha com o auxílio emergêncial , aí e demais, foi um tiro no pé, nunca que uma filha de prefeito podia fazer isso, meu voto era dela e de aninha até então, foi por isso que Falcão teve tantos voto

    37 2 Responder

  • Patense | 1 semana, 4 dias atrás

    Muito simples. Béia foi uma péssima prefeita, perdendo reeleição até pro Pedro Lucas. Chega né tia. Arnaldo sozinho é um dos caras mais antipáticos da cidade. Aí ainda junta com o dono da ntv e o Guy Boaventura q compete com ele. Pedro Lucas nao ganha nem pra sindico mais. Hermano, um cara bom, mas sem apoio nenhum. Os outros 3 eram fantoches, nem sabiam o q faziam la. Votei no Falcao como esperança. Mas sempre em observancia, muito patraozinho na campanha dele. É assim q nascem os coronéis.

    90 5 Responder

    joão de barro - 1 semana, 4 dias atrás

    Ótimo comentário!

    11 0

    FALOU TUDO - 1 semana, 4 dias atrás

    Falou tudo

    6 0

    Analista - 1 semana, 3 dias atrás

    Vc está equivocado, basta ver o que ela fez no seu mandato, a melhor prefeita desde Arlindo Porto

    3 4

  • É isso aí falcão | 1 semana, 4 dias atrás

    Tomara que ele volte nos estagiários para o trabalho não que vem.

    3 1 Responder

  • Eder Luiz | 1 semana, 4 dias atrás

    Foi uma grande eleição para Patos. Renovação no executivo e uma grande renovação no legislativo... vamos torcer para que esses “novos” façam diferente!

    21 2 Responder

  • Frouxo | 1 semana, 4 dias atrás

    Não conheço o FALCÃO, mas fico feliz com sua eleição e a renovação que os Patenses fizeram, especialmente na câmara de vereadores. Tomara que os eleitos consigam realizar um bom trabalho e resgatar pelo menos parte do que PATOS DE MINAS já foi. Apesar de não ser natural da cidade, a tenho em meu coração.

    33 3 Responder

  • Ta "serto" | 1 semana, 4 dias atrás

    Patos estava parado no tempo a anos... agora nossa cidade vai decolar :airplane:

    25 10 Responder

    Brasil - 1 semana, 4 dias atrás

    Calma. Tá certo. Espero que decole para. Cima não para baixo

    8 3

  • Eleitor | 1 semana, 4 dias atrás

    Lázaro Borges Vicente de Paula não merece ganhar nem pra presidente de bairro

    53 6 Responder

    Renovou muito - 1 semana, 4 dias atrás

    Mudança é sempre bom. Só precisamos estar mais por dentro do que acontece, não dá mais pra ficar de Oba Oba, Vicente de Paula foi o vereador mais atuante da Câmara. Mas isso ninguém vai atrás pra saber. Isaías era o que mais atuava na saúde. O site da Câmara está aberto ao público. Mas muitos vão no oba oba, é não reconhecem quem realmente trabalha. Agora é ficar de olho pra essa renovação no legislativo e executivo gerar bons frutos pra Patos. 2021 seja um ano prósperos para toda população de Patos de Minas.

    15 5

  • Marcela | 1 semana, 4 dias atrás

    Agora precisamos dar o troco no Dr Hely na próxima eleição.

    63 8 Responder

    Mané - 1 semana, 3 dias atrás

    Dar o troco? O Dr. Hely é o único que ajuda população com verbas para saúde, consegue cirurgias 50 porcento menor. Vc tá de brincadeira

    2 4

  • Cristina | 1 semana, 4 dias atrás

    Parabéns ao nosso novo prefeito. Que Deus o abençoe nesses 4 anos.! Patos de Minas merece mais que do tivemos até hoje na política.

    18 2 Responder

  • Têta | 1 semana, 4 dias atrás

    Agora é hora da mudança: Passaro Branco aumenta sua frota de veículos na cidade e monopoliza o mercado de transporte público em patos de minas. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Velho falcão e vivacidade

    17 21 Responder

    Observador - 1 semana, 4 dias atrás

    A Pássaro Branco merece o nosso respeito. Nasceu aqui em Patos, primeiro com Kombis e depois rodava com ônibus velhos, mas nunca desistiu de nossa cidade. Hoje é uma grande empresa, para orgulho de Patos de Minas

    9 4

  • Leonídio | 1 semana, 4 dias atrás

    Luís Eduardo Falcão, um liberal nato, que defende a livre concorrência e o livre mercado, herdeiro de fortuna e velho conhecido no campo político de patos. Estudou em escola particular (FO-RO) e se diz ter estudado a vida inteira no Marcolino. Movimento Vivacidade de velhos conhecidos de empresas como Algar, Passaro Branco, Setta fios e cabos, seus maiores patrocinadores. Com um discurso de que as pessoas vieram de graça, nada melhor que mentir descaradamente para a população, com um discurso genérico e vazio de Zema. Falcão vai privatizar o Ceasa e deixar os produtores a míngua. E vai deixar de dar privilégios aos velhos empresários para dar privilégios aos antigos e novos empresários. Vai se enriquecer na cara dura as custas do lombo do pobre e de reformas do servidor público municipal.

    44 92 Responder

    Patense - 1 semana, 4 dias atrás

    Leonídio, aceita que doe menos. Dor de cotovelo , deve ser um dos puxa saco do Elmiro ou Arlindo Porto.

    24 6

    Cacau - 1 semana, 4 dias atrás

    Você perdeu. Patos de Minas ganhou. Segue o baile.

    13 6

    Ale - 1 semana, 4 dias atrás

    Deusulive de vc, vc é quem? A consciência do homem?

    7 4

    joão de barro - 1 semana, 4 dias atrás

    Credo! Parece que a mãe diná ressurgiu dos mortos.

    4 1

    Célia - 1 semana, 4 dias atrás

    Vai governar para seus amigos empresários, com incentivos fiscais , doação de mais terrenos e mais outras coisas. O trabalhador como sempre não tem vez e nem voz e o pobre vítima disso tudo.

    5 9

  • soares | 1 semana, 4 dias atrás

    até parece que zema faz ou fez alguma coisa pra patos agora Deus abençoe que o falcão não despiciona o povão como outro já despcionou

    27 5 Responder

  • INDIGNADA 1 | 1 semana, 4 dias atrás

    MEU DEUS QUE AGLOMERAÇÃO E QUANTA GENTE SEM MASCARA!!!

    24 7 Responder

  • Eleitor | 1 semana, 4 dias atrás

    Obrigado Aninha Savassi pelos mais de 5000 votos para o falcão.

    38 13 Responder

    O bao - 1 semana, 4 dias atrás

    Depois do auxílio emergêncial, acabou com a beia

    11 0

  • Tonho | 1 semana, 4 dias atrás

    Foi a resposta aos CORONÉIS da política de Patos. Chegou a renovação p melhor.

    25 11 Responder

carregar mais comentários