349669 2216 Ok
Parafusa
Banner CNA - TOPO
Publicado em 05/07/2017
Compartilhe:

Órgãos se unem em Patos de Minas para evitar a destruição da Mata do Catingueiro

Para evitar que os incêndios voltem a castigar a mata, diversos órgãos se uniram e já começaram a adotar medidas para evitar a degradação do local.

Órgãos Públicos se juntam para evitar destruição na mata.

A Mata do Catingueiro no Bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas sofreu nos últimos anos com diversas queimadas. Muitas árvores de grande porte foram consumidas pelo fogo. Para evitar que os incêndios voltem a castigar a mata, diversos órgãos se uniram e já começaram a adotar medidas para evitar a degradação do local.

O Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil explicou que o objetivo principal das primeiras medidas é evitar que incêndios continuem ocorrendo no local. Um aceiro, que é o desbaste em volta da mata, será realizado para evitar que o fogo no vegetal de fora se propague para o interior do bosque.

Ele contou também que os moradores plantaram no local mandiocas, chuchu, mangueiras, limoeiros e entre outros que devem ser limpos pelo trabalho. Ele explicou que, por não ter autorização da Prefeitura Municipal, as plantações são consideradas invasões e tudo que estiver na linha do aceiro será eliminado.

O oficial ainda informou que a Prefeitura Municipal deve construir ao redor de todo o espaço uma calçada para proteger a mata. O advogado Dionísio Alberto de Brito, da Organização de Desenvolvimento Sustentável, ODS, disse que a degradação da área foi muito grande e que a intenção é promover uma situação de preservação.

Dionísio disse que fará um inventário da fauna e da flora da mata e depois promover uma educação ambiental com grupo multidisciplinar para garantir que a mata sobreviva para as gerações futuras. Ele contou que é preciso falar para as pessoas sobre a importância da área que é um bioma típico do cerrado.

O Presidente do CODEMA- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental, Ivanildo Alves Zica e o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, o engenheiro César Caixeta, participaram desta primeira ação. Além de prevenir as queimadas, o trabalho vai evitar que criminosos se escondam na mata.

Imagens atualizado em 05/07/2017 • 12 fotos

Autor: Farley Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 05/07/2017
Compartilhe:

20 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Dona Serafina | 2 semanas, 3 dias atrás

    Patos de Minas, cidade dos trambiques! Quem esperar que daqui saia alguma coisa que presta, pode esperar sentado! Só politicalha e oportunistas querendo aparecer na mídia e em todo lugar. Só figurinha carimbada e com data de validade vencida!

    0 0 Responder

  • OBSERVADOR | 2 semanas, 3 dias atrás

    PARABÉNS A DEFESA CIVIL QUE TEM SIDO UM DIFERENCIAL EM PATOS DE MINAS

    1 0 Responder

  • Suputuba | 2 semanas, 3 dias atrás

    Aquele local vem sendo alvo de muitos tipos de delitos. Fica caro, mas como no Parque do Sabiá em Udi, poderiam urbanizar aquela mata com vias para caminhadas, ciclismo, jardins. Se tornaria uma área verde para lazer e com certeza acabaria com as degradações.

    5 0 Responder

  • Observem | 2 semanas, 3 dias atrás

    Primeiro foi a mata do catingueiro... Agora será a mata do cachorro (para quem não sabe é a mata acima do catingueiro no parque do sábia). Uma linda mata que tem seus dias contados também... Mesmo que os órgãos tentem sempre vai ter um filho do k.@.p.t.@ para ir lá e meter fogo na época da seca

    4 0 Responder

  • Vinicius Almeida | 2 semanas, 3 dias atrás

    Todo mundo sabe o motivo dos incêndios... Desmatar pra lotear não pode, mais vai que o matinho pega fogo...

    8 0 Responder

    Mineirinho - 2 semanas, 3 dias atrás

    Bom dia esta área e uma reserva legal e de forma alguma pode ser utilizada para fazer loteamento isto não e mais possível.

    4 0

  • Davi Andrade | 2 semanas, 4 dias atrás

    Fico muito feliz em saber que existem pessoas preocupadas em defender nossas matas , nossas reservas florestais... Principalmente a nossa mata do catingueiro... Parabéns a todos .

    8 1 Responder

    Gão - 2 semanas, 3 dias atrás

    Acorda meu fiii....

    1 3

  • Moradora do bairro | 2 semanas, 4 dias atrás

    Aqueles que estão participando da iniciativa estão de parabéns! Há muito tempo o bairro precisa de uma atitude como essa, pois é uma área que deve, necessariamente, ser preservada, e faltavam medidas do serviço público para reverter os danos dela. Espero que os outros moradores possam contribuir agora, uma vez que eles estarão cientes que a Mata do Catingueiro é uma área de preservação e, ainda, de grande relevância para o município como um todo.

    8 0 Responder

  • Julio Cesar Silva | 2 semanas, 4 dias atrás

    Estou vendo a união kkk... vocês fazer lotes no catinqueiro né !

    1 11 Responder

  • pedro | 2 semanas, 4 dias atrás

    Estão de parabéns pela iniciativa e união de esforços deste órgão que participe desta ação em prol da mata. Todas as cidades onde seus dirigentes pensam no bem estar de todos não liberam empreendimentos se pensar em um parque, ruas largas , para melhorar a mobilidade e segurança. CODEMA. sima. ods. bombeiros, defesa civil, lutem por nós e salve esta mata. :+1:

    2 0 Responder

  • Inteligência | 2 semanas, 4 dias atrás

    Na boa, pq não fazem acordo com os donos do terreno? Limpam a mata com a obrigação de reflorestar uma regiao maior? Pq tombar terreno particular como preservação é sacanagem também viu

    2 4 Responder

    mineirinho - 2 semanas, 3 dias atrás

    Bom dia olha 95% desta área já e do município e a pequena área que resta foi pedido permissão pra fazer o serviço necessário para proteger a Mata

    2 1

carregar mais comentários