Órgãos Públicos se juntam para evitar destruição na mata.

A Mata do Catingueiro no Bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas sofreu nos últimos anos com diversas queimadas. Muitas árvores de grande porte foram consumidas pelo fogo. Para evitar que os incêndios voltem a castigar a mata, diversos órgãos se uniram e já começaram a adotar medidas para evitar a degradação do local.

O Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil explicou que o objetivo principal das primeiras medidas é evitar que incêndios continuem ocorrendo no local. Um aceiro, que é o desbaste em volta da mata, será realizado para evitar que o fogo no vegetal de fora se propague para o interior do bosque.

Ele contou também que os moradores plantaram no local mandiocas, chuchu, mangueiras, limoeiros e entre outros que devem ser limpos pelo trabalho. Ele explicou que, por não ter autorização da Prefeitura Municipal, as plantações são consideradas invasões e tudo que estiver na linha do aceiro será eliminado.

O oficial ainda informou que a Prefeitura Municipal deve construir ao redor de todo o espaço uma calçada para proteger a mata. O advogado Dionísio Alberto de Brito, da Organização de Desenvolvimento Sustentável, ODS, disse que a degradação da área foi muito grande e que a intenção é promover uma situação de preservação.

Dionísio disse que fará um inventário da fauna e da flora da mata e depois promover uma educação ambiental com grupo multidisciplinar para garantir que a mata sobreviva para as gerações futuras. Ele contou que é preciso falar para as pessoas sobre a importância da área que é um bioma típico do cerrado.

O Presidente do CODEMA- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental, Ivanildo Alves Zica e o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, o engenheiro César Caixeta, participaram desta primeira ação. Além de prevenir as queimadas, o trabalho vai evitar que criminosos se escondam na mata.

Autor: Farley Rocha