O esgoto está sendo jogado sem nenhum tratamento nos cursos d’água.

As denúncias contra a Copasa pelo despejo de esgoto em Córregos e no Rio Paranaíba não se limitam ao perímetro urbano. Ambientalistas reunidos no Plenário da Câmara Municipal denunciaram a Companhia de Saneamento de Minas Gerais pelo despejo de esgoto em nascentes também na Zona Rural. Um relatório foi apresentado.

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA  - acusam a Copasa de despejar esgoto em cursos d’água que abastecem os distritos de Major Porto, Pindaíbas e Areado. A denúncia foi feita após uma vistoria realizada na zona rural.  Os danos causados pela Companhia ao Meio Ambiente foram levantados e inseridos em um relatório.

Segundo o presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente – CIMA -  Ivanildo Alves, a estrutura que foi construída pela Prefeitura há cerca de 30 anos para o tratamento do esgoto em Major Porto e que foi repassada para a Copasa há cerca de 20 anos, não recebeu nenhum tipo de melhorias e simplesmente não funciona. Enquanto isso, o esgoto é jogado sem nenhum tratamento nos cursos d’água.

A vereadora Dalva Mota fez a denúncia ao CODEMA e acompanhou as vistorias no local. Segundo ela, o problema é bastante antigo e precisa de uma solução. A Polícia Militar de Meio Ambiente também constatou a poluição causada pela Copasa nos distritos de Major Porto, Areado e Pindaíbas e multou a Companhia.

O relatório da poluição causada pela Copasa será encaminhado também para o Ministério Público para que a Companhia seja responsabilizada. A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais que enviou a seguinte nota: "A Copasa informa que, desde 2009, o esgoto dos distritos de Major Porto, Areado e Pindaíbas, em Patos de Mina, é coletado e encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A Companhia esclarece que, o que é lançado nos cursos d”água é o efluente, após tratamento na  ETE. Além disso, estão previstas, para 2019, obras de ampliação do sistema de tratamento de esgoto dessas localidades."