Um pedreiro foi flagrado na manhã desta quarta-feira (04) em Patos de Minas realizando um trabalho de alto risco sem qualquer proteção. O homem foi visto na parte mais alta de um prédio fazendo um trabalho na parede externa em cima de um andaime sem qualquer equipamento de segurança. A pessoa que testemunhou a irresponsabilidade gravou em vídeo o fato.

De acordo com o morador que preferiu não se identificar o profissional subia no andaime carregando uma lata com massa nas costas e depois iria fazer o “reboco” do prédio sem qualquer equipamento que o prendesse em caso de algum desiquilíbrio. “Uma completa irresponsabilidade. Se tivesse uma vertigem?”, exclamou.

O fato foi visto na esquina da Rua Idelfonso Bernardes com a Rua Pedro Tomás, Bairro Sobradinho. De acordo com o morador, o prédio possui cerca de 5 andares e a altura é realmente de se assustar. Dados mostram que o trabalho em altura é a principal causa de acidentes fatais no ramo da construção civil no Brasil.

Nesse caso, há vários equipamentos que devem ser utilizados de acordo com um estudo prévio de segurança. O sistema de ancoragem, um dos métodos, é um conjunto de pontos de ganchos instalados no topo do prédio, em locais estratégicos, para permitir a fixação de equipamentos e o deslocamento de pessoas (ou equipamentos mecânicos) através do acesso por cordas. O Sistema de Ancoragem Predial deve estar de acordo com as exigências das normas NR18, NR35 e ABNT NBR 16325.

Conforme dados do Ministério do Trabalho, de 2013 a 2017, ocorreram 208.350 acidentes com quedas, sem contar casos (diversos) não registrados, totalizando 1.033 mortes e milhares de incapacitações no Brasil. Dentre as ocupações que mais sofrem acidentes estão motoristas de caminhão, servente de obras, vendedores do comércio varejista e pedreiros. Acidentes com quedas são comuns em vários segmentos, mas ocorrem com mais frequência na construção civil, no transporte rodoviário de cargas e no comércio varejista.