Vanessa Dosualdo Freitas - Promotora de Justiça e o Coronel  Waldimir Soares apresentaram o resultado da Operação.

A promotora de Justiça, Vanessa Dosualdo Freitas e o comandante da 10ª Região da Polícia Militar de Patos de Minas, coronel Waldimir Soares, apresentaram no final desta manhã, o resultado da “Operação Volantes” desencadeada para combater uma organização criminosa especializada em assaltos a agências bancárias. Os cumprimentos de mandados expedidos pela Justiça terminaram com a prisão de 23 pessoas na cidade de Uberlândia.

As investigações tiveram início em junho deste ano, depois que assaltantes fortemente armados explodiram uma agência do Banco Itaú na cidade de Presidente Olegário. Na ação, eles atiraram contra o guarda noturno que trabalhava nas imediações, que acabou sendo atingido no joelho. Os criminosos foram embora levando o dinheiro de dois caixas eletrônicos.

Nas investigações, o Gaeco do Ministério Público e o serviço de inteligência da Polícia Militar descobriram que os criminosos que assaltaram a agência em Presidente Olegário têm como base a cidade de Uberlândia e que atuaram em várias outras explosões de caixas eletrônicos não só na região, como também em cidades de outros Estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Pelos menos três roubos na região são atribuídos a esta organização criminosa.

Durante as investigações, o Gaeco e a Polícia Militar realizaram diversas intervenções, que além de resultarem na produção de farto conteúdo probatório, possibilitaram o controle e prevenção contra esta organização criminosa, reduzindo quase a zero a incidência desse tipo de crime na região de Patos de Minas. Levadas ao Judiciário, as provas possibilitaram a expedição de mais de 60 mandados de prisão e de busca e apreensão que foram cumpridos nesta manhã.

Todos os mandados foram para a cidade de Uberlândia onde a organização criminosa tem sua base. Segundo balanço apresentado pelo coronel Waldimir Soares, 23 pessoas foram presas, sendo 21 por mandados de prisão e duas em flagrante delito por tráfico de drogas. Também foram apreendidos 19 veículos e 13 aparelhos de telefone celular, drogas, joias e R$ 4.159,00 em dinheiro. Todo o material será periciado e as investigações terão continuidade para a conclusão do processo contra a organização criminosa que, segundo o Ministério Público, durante algum tempo levou pânico aos moradores de muitas cidades.

Operação Volantes - O nome é referência aos grupos de soldados que percorriam as caatingas enfrentando os cangaceiros no Nordeste.  Também é lembrança aos bravos militares da Polícia Militar de Minas Gerais que labutam hodiernamente no combate ao que se denomina de “novo cangaço”, alvo desta operação.