A Polícia Militar de Minas Gerais está realizando a Operação Safra Segura, que visa combater a criminalidade no campo e dar mais segurança aos produtores rurais. As regiões produtoras de café, como o Alto Paranaíba e o Triangulo Mineiro, que sofrem com a incidência de furtos e roubos na época da colheita serão atendidas.

A Operação Safra Segura vai até o dia 31 de outubro. Através do Programa Minas Segura, foram estabelecidas quatro premissas que são reduzir a criminalidade, reduzir o medo do crime, aumentar a sensação de segurança e estabelecer uma comunicação direta entre os produtores rurais e a Polícia Militar.

Para que isso aconteça, a Polícia Militar promoveu a setorização do policiamento ostensivo e criou cinturões de segurança. As operações realizadas com a participação da Patrulha Rural e do Grupo Especial de Patrulhamento Ambiental também vão contar com o incremento da tecnologia.

Com a interiorização do crime, o comando da Polícia Militar entendeu que promover a segurança rural é imprescindível para a redução dos índices de criminalidade no Estado e até mesmo para melhorar a economia.