Onda pós Covid-19 faz movimentar clínicas de reabilitação cardiopulmonar em Patos de Minas

A demanda por esse tipo de tratamento cresceu assustadoramente nos últimos dias.

publicado em 25/08/2020, por Maurício Rocha


Muitos pacientes ficaram com sequelas e estão tendo que frequentar clínicas de reabilitação cardiorrespiratória.

Dos 1721 casos confirmados de Covid-19 em Patos de Minas registrados até agora 1464 já estão livres do novo coronavírus, um percentual de cura que passa de 85%. Mas nem todos conseguiram ficar totalmente livres das consequências da doença. Muitos pacientes ficaram com sequelas e estão tendo que frequentar clínicas de reabilitação cardiorrespiratória. A demanda por esse tipo de tratamento cresceu assustadoramente nos últimos dias.

A Clínica de Reabilitação Cardiorrespiratória localizada no bairro Cônego Getúlio em Patos de Minas conta com três fisioterapeutas - Iara Mendes Campos, Franciely Andrade e José Amir Babilônia – e os três estão com a agenda cheia. “Esta semana temos apenas alguns horários disponíveis”, explica José Amir. Segundo o fisioterapeuta, quase todos os pacientes que estão procurando a Clínica foram vítimas da Covid-19 e que ficaram com sequelas.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

José Amir explica que a Covid-19 afeta principalmente o pulmão, mas que também deixa graves sequelas cardíacas, hepáticas, renais e sequelas musculares. “Além disso, os pacientes que precisaram permanecer na UTI apresentam forte deterioração muscular. Isso faz com que eles apresentam cansaço extremo, fadiga extrema, baixíssima resistência a qualquer atividade simples e por isso a necessidade da fisioterapia cardiorrespiratória”, explica José Amir. 

Questionado sobre o perfil dos pacientes que tem procurado a Clínica, José Amir afirma que tem pessoas de todas as idades. “Eu tenho dois pacientes jovens de 26 anos fazendo fisioterapia e também idosos”, disse. O fisioterapeuta explicou ainda que existem grupos familiares procurando a Clínica. “A gente tem duas famílias fazendo tratamento aqui na Clínica, com pai, mãe e filho que tiveram a Covid-19”, afirmou ele.

José Amir explicou que ainda não é possível precisar as sequelas que a Covid-19 poderá deixar no pulmão dos pacientes, mas explicou que o tratamento poderá melhorar as funções dos órgãos para que essas sequelas tenham o menor efeito possível no organismo.

Autor: Maurício Rocha Postado em 25/08/2020
Compartilhe:

5 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Maria Célia Silva | 2 meses atrás

    Parabéns José Amir não podíamos esperar menos de vcs. Grandes profissionais. Deus abençoe vcs

    3 0 Responder

  • Alguém | 2 meses atrás

    Parabéns pelo trabalho realizado ????????????????????????????????

    0 0 Responder

  • Valter | 2 meses atrás

    Faço reabilitação na clinica do Dr Jose Amir e Dra Yara, excelentes profissionais, hiper educados e comprometidos, equipamentos novos e atualizados, aproveito muito pra agradece-los por tudo, excelente

    3 0 Responder

  • Rodrigo | 2 meses atrás

    Parabéns José Amir, Francielly e Iara.

    3 0 Responder

  • Conhecida | 2 meses atrás

    Os profissionais do Centro de Reabilitação Cardiorrespiratória são excelentes e estão fazendo um ótimo trabalho de reabilitação pós Covid-19.



    12 0 Responder