Imagem: Arquivo Patos Hoje.

Em meio ao surto de coronavírus em todo o mundo, várias pessoas têm se mobilizado e redobraram a atenção com a saúde. Em Patos de Minas não é diferente. Entretanto, outras doenças também vêm preocupando as autoridades. O número de casos prováveis de dengue não para de crescer na capital do milho. Em um mês, o número de casos prováveis mais que dobrou. Uma das principais dúvidas da população é quanto ao fumacê. Nossa reportagem foi até a coordenadora do programa de combate à dengue e conversou com ela para esclarecer algumas dúvidas dos patenses.

Até o momento, foram registrados 348 casos suspeitos de dengue na cidade. Desse número, 28 casos foram confirmados. Pensando na diminuição dos casos de dengue, o programa de combate à dengue vem tomando várias medidas em toda a cidade e com aplicação do fumacê nos lugares onde há casos comprovados de Dengue.

De acordo com a coordenadora do programa de combate à dengue, Daniele Nunes, ainda não há suspeitas de nenhum caso de zika vírus ou chikungunya. Daniele reforçou que os agentes de combate a endemias estão atendendo todos os bairros da cidade em um trabalho de conscientização. Segundo a coordenadora, o veículo do fumacê está atuando em todas as áreas onde foram constatados casos de dengue.

De acordo com ela, o serviço funciona apenas dessa forma, ou seja, as pessoas não podem ligar e pedir para que o veículo passe em seu bairro. “O carro do fumacê só irá passar no quarteirão onde há casos comprovados de dengue”, destacou. Daniele pede para que a população receba os agentes de combate a endemias e facilite o trabalho deles. “Nossos agentes são devidamente uniformizados e também carregam crachá. Qualquer dúvida que a pessoa tenha, pode entrar em contato conosco e perguntar se a pessoa que está na casa dela é mesmo um agente nosso”, disse Daniele. O telefone é o (34) 3822-9622.