A testagem dos respiradores aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (22).

Os novos respiradores, cedidos pelo governo do estado, já estão em fase de testes no Hospital de Campanha de Patos de Minas. Técnicos já fazem os últimos ajustes para que os nove novos respiradores já comecem a funcionar e a receber pacientes. O Hospital de Campanha contava com apenas 4 leitos com respiradores, agora, finalizando os últimos ajustes, serão 13 leitos com respiradores sendo nove UTIs.

A testagem dos respiradores aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (22) e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Carlos Resende. 9 respiradores chegaram em Patos de Minas neste último final de semana. Eles foram cedidos pelo governo do estado para auxiliar o município no combate a Covid-19. O Hospital de Campanha conta atualmente com 32 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Desses 32 leitos, 13 já estão equipados com respiradores.

De acordo com a Secretaria de Saúde, por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, as UTIs começaram a funcionar assim que forem habilitados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 90 profissionais de saúde estão atuando no local que recebeu o primeiro paciente nesse último domingo (19). Além dos respiradores, o hospital tem à disposição tomógrafos, raio-x, eletrocardiograma e ultrassom.

Segundo a Prefeitura Municipal, todos os itens adquiridos para efetivar esse centro médico temporário, são agora patrimônio do município, devendo ser relocados para outras unidades assim que forem encerrados os atendimentos no local.  A prefeitura salienta ainda que o local não é pronto socorro, ou seja, só irá receber pacientes com encaminhamento médico e irá funcionar 24 horas por dia.