Com pouco mais de oito meses de funcionamento, a Ceasa Regional de Patos de Minas ainda está se estruturando para abastecer a região. A Central de Abastecimento ainda funciona com regras antigas até que seja aprovado um novo regimento interno. O documento com 102 artigos já está pronto e deverá ser encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias.

O novo regimento estabelece normas para a comercialização dos produtos agrícolas, definindo a forma de atuação de cada uma das pessoas que trabalham na Ceasa Regional. Até mesmo os carregadores de mercadorias terão que cumprir determinadas regras estabelecidas no regimento.

A principal mudança, no entanto, está relacionada ao horário de funcionamento da Central de Abastecimento. Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou duas votações para definir um novo horário de funcionamento e não conseguiu chegar a um consenso.


Sem um acordo entre produtores e comerciantes, o secretário municipal de agricultura, Francisco Mendonça, decidiu por conta própria estabelecer um horário de funcionamento, seguindo as demais centrais de abastecimento do Estado. A comercialização, que acontece hoje na parte da tarde, será transferida para a parte da manhã.

A comercialização vai continuar sendo feita as terças e quintas-feiras. Ao invés de 15h30, a Central de Abastecimento vai começar a funcionar as 7h30 da manhã. O novo horário começa a ser praticado após a aprovação do Projeto de Lei do novo regulamento da Ceasa Regional que deverá ser votado amanhã.