Novo Plano Minas Consciente mantém a região de Patos de Minas na onda mais restritiva

A microrregião de Patos de Minas também ficou na onda vermelha

publicado em 05/08/2020, por Maurício Rocha


Veja como ficou as ondas do Plano Minas Consciente.

O Governo do Estado de Minas Gerais divulgou no final da tarde desta quarta-feira (05) o novo sistema de ondas do Plano Minas Consciente que será utilizado em cada região a partir do próximo sábado (08). A macrorregião de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, permaneceu na onda mais restritiva. A microrregião de Patos de Minas também ficou na onda vermelha, o que significa que a cidade terá mesmo que cumprir as medidas restritivas.

As 362 cidades mineiras com menos de 30 mil habitantes poderão avançar automaticamente para a onda amarela do plano Minas Consciente. Esses municípios, que agora estão autorizados a abrir serviços não essenciais, como bares e restaurantes, registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O avanço poderá acontecer independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridos.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

O governador Romeu Zema explicou que o tratamento diferenciado para cidades menores levou em conta que a maior parte delas não possui transporte coletivo relevante e apresenta menos tendência a aglomerações.

A decisão frustrou autoridades municipais e membros do Comitê Municipal da Covid-19 que espera uma evolução da região de Patos de Minas para a Onda Amarela. O presidente do Comitê, Célio Adriano, disse que não vê motivos para a manutenção na região na Onda mais restritiva.

 

Onda vermelha:

 

As macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Jequitinhonha, Nordeste, Leste e Vale do Aço estão na onda vermelha do novo plano. Nesses locais, está autorizada a abertura dos seguintes serviços:

 

- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência

- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão)

- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros

- Serviços de ambulantes de alimentação

- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop

- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito

- Vigilância e segurança privada

- Serviços de reparo e manutenção

- Lojas de informática e aparelhos de comunicação

- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões

- Construção civil e obras de infraestrutura

- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores

 

Onda amarela

 

As macrorregiões de Saúde Norte, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela. Nesta fase, são permitidos:

 

- Bares (consumo no local)

- Autoescola e cursos de pilotagem

- Salão de beleza e atividades de estética

- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo

- Papelaria, lojas de livros, discos e revistas

- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem

- Comércio de itens de cama, mesa e banho

- Lojas de móveis e lustres

- Imobiliárias

- Lojas de departamento e duty free

- Lojas de brinquedos

 

 Onda verde

 

Nenhuma macrorregião mineira apresentou, até o momento, índices favoráveis para a inclusão na onda verde, que permite a abertura de academias, clubes, cinemas e estúdios de piercings e tatuagens, entre outros serviços. Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

 

Microrregiões

 

Além das macrorregiões, os dados das 62 microrregiões mineiras também foram considerados, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir.

Autor: Maurício Rocha Postado em 05/08/2020
Compartilhe:

32 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Eder | 1 mês, 2 semanas atrás

    Sai fora desse minas consciente uai nem a capital BH ta nesse minas consciente saporra ae só pra atrasar zema ta cada dia pior tomara que quebre as lojas dele vagabundo

    3 5 Responder

    Gedeao calazans - 1 mês, 2 semanas atrás

    É dificil agtadar a todos, considerando que somos muito egoístas. Queremos ver só o nosso lado e tb q o povão é sem consciência, mal educado Veja hj a abertura de alguns serviços em bh. Houve aglomeração. Tb deveria era ampliar o horario de funcionamento e não diminuir.

    0 0

  • Observador | 1 mês, 2 semanas atrás

    Nojo de viver numa cidade onde tem um duente como prefeito

    6 11 Responder

    carlla - 1 mês, 2 semanas atrás

    Vira o seu canhao para o zema.

    2 2

  • AGLOMERAÇÃO | 1 mês, 2 semanas atrás

    JESUS CRISTO! Afinal de contas, o prefeito não quer aglomeração/transmissão do vírus ou nao quer o funcionamento do comércio? Por que se for não contaminação tem que fechar tudo. Os produtos essenciais são vendidos ou oferecidos onde há sempre muita aglomeração. Se os templos e igrejas foram renegociados e vão abrir por que então estão listados na onda verde então? Quanta incoerência e quanta incompetência meu Deus!!! Pior é ter que seguir ordens de pessoas assim! ACORDA comerciante!

    6 0 Responder

  • Rosa | 1 mês, 2 semanas atrás

    O Pico tá passando, daqui 10 dias é rotina quase normal :pray: :pray:

    3 3 Responder

  • Defensores | 1 mês, 2 semanas atrás

    A situação tá cada vez mas grave ,comércio nao respeita decreto!Nunca fecho . Aí q q a situação melhora. Fala sério. Primeiro comerciante faz a parte de vcs , se o comércio fecha td msm aí sim,agora nao finge q fecha .aí vcs msm são prejudicados aí vai continuar adiando essa situação infelismente



    5 0 Responder

  • Rodrigo Santoro da Galena | 1 mês, 2 semanas atrás

    Graças a Deus, mais tempo com menos contaminação.

    1 6 Responder

  • LOIRA DE SALTO ALTO | 1 mês, 2 semanas atrás

    Iremos sair dessa se Deus quiser. Força, Foco e Fé.

    10 1 Responder

  • Ze | 1 mês, 2 semanas atrás

    Junta a incompetência da administração publica (prefeito + vereadores) e a irresponsabilidade de muitos moradores a desgraça era certa. Salve-se quem puder

    9 3 Responder

  • Donna | 1 mês, 2 semanas atrás

    Sinceramente não adianta continuar com o comércio fechado. As aglomerações continuam independe do comércio aberto ou fechado. O que será dos comerciantes e funcionários que estão sem seu ganha pão do dia. Vejo lojas antigas sendo fechadas para sempre. Acho tudo um absurdo esse abre e fecha essa indecisão do estado e das prefeitura. O que movimenta a cidade é o comércio e não é bancos, loterias, indústrias, cooperativas de créditos etc. O ano de 2020 foi destroido não somente pela covid-19 mas tbém pelos responsáveis que não sabem o que será melhor para cada cidade. Essa situação é lamentável!

    19 4 Responder

  • Opinativo | 1 mês, 2 semanas atrás

    Uberlândia tem muito mais casos do que nós, e mudaram de onda, será o que acontece com a nossa cidade, só pode ter uma cabeça de burro enterrada, pois o lugarzinho atrasado em tudo. Também não temos representação política, pois só temos coronéis e um deputado estadual que não faz nada por Patos.



    13 3 Responder

    Patureb 2 - 1 mês, 2 semanas atrás

    Eleição tá vindo aí, população de patos,votem certo, não vamos releger ninguém,tá passando da hora de fazermos uma mudança

    5 0

  • frank | 1 mês, 2 semanas atrás

    em todos os meios de comunicação esta lá pra qualquer um ler, bh, esta reabrindo, flexibilizando o "afastamento" e ta lá de na "zona vermelha" e a ... da cidade de patos vai é fechar, absurdo.

    10 7 Responder

    BH - 1 mês, 2 semanas atrás

    BH não aderiu ao Plano Minas Consciente, sendo assim, pode seguir as próprias regras

    7 1

  • E AS IGREJAS VÃO ABRIR OU NÃO ? | 1 mês, 2 semanas atrás

    Pelo jeito as igrejas não vão poder reabrirá dia 10 de agosto . E AS milhares de pessoas que vão pra ANDREQUICE nesses dois próximos finais de SEMANA . Terá aglomerações e muitos contaminados espalhando o VÍRUS

    15 0 Responder

    Fim da mamata nas igrejas - 1 mês, 2 semanas atrás

    Agora as igrejas serão online sem nenhum custo...

    3 3

    Analisador - 1 mês, 2 semanas atrás

    >Fim da mamata nas igrejas< A internet no Brasil é gratuita? Os computadores, celulares, etc. são distribuídos gratuitamente também?

    1 4

  • FESTA DE ANDREQUICE TERÁ MUITAS AGLOMERAÇÕES | 1 mês, 2 semanas atrás

    Esse final de semana ja começa a festa de ANDREQUICE mesmo sem a aprovação da igreja as pessoas vão pra ANDREQUICE fazer aglomerações . Os carros de boi vão sair na sexta-feira . E no próximo final de semana do feriado dia 15 sexta-feira ai terá milhares de pessoas aglomeradas . Muita bebedeira . Boates barracas e coronavírus se espalhando

    14 1 Responder

    CARROS DE BOI DA OFICINA - 1 mês, 2 semanas atrás

    Nos vamos mesmo de carro de boi . Somos umas 80 pessoas em 15 carros de boi sábado agora chegamos em ANDREQUICE e vamos ficar até domingo dia 17 de agosto . E vamos fazer farra até . As caixinhas de cervejas estão no congelador . Churrasco e cachaça . A noite boate . E di dia nadar no Rio . Esse ano terá muita gente

    2 15

    Muito triste - 1 mês, 2 semanas atrás

    É PROIBIR , ELES NOS PROIBIRAM , MAS DEVE ROLAR DINHEIRO ESCONDIDO ..AI LIBERA

    4 3

  • Israel | 1 mês, 2 semanas atrás

    Pelo menos as cores fazem sentido agora.

    7 0 Responder

  • V P S | 1 mês, 2 semanas atrás

    Olá, sabemos que não está sendo fácil pra ninguém, más é preciso acreditarmos que existe um poder superior maior, é necessário cada um ter sua própria responsabilidade e consciência, enquanto tivermos encarando essa pandemia envolvendo política, vamos cada vez mais ter multiplus números de casos, então vamos trabalhar e viver cada um com sua responsabilidade, sempre lembrando, Deus a cima de tudo, essa é minha opinião.



    16 1 Responder

  • xebeck | 1 mês, 2 semanas atrás

    Boa noite! É algo necessário a ser feito, as restrições sociais que estão sendo realizadas, felizmente tem diminuído o número de pessoas em UTI e tomara que diminua também os óbitos e os casos de forma geral. Vamos ter paciência, que Minas deve passar um Agosto amargo, mas um setembro mais tranquilo. É ter paciência fazer uma oração e seguir enfrente, esta COVID vai passar.

    135 17 Responder

    Xxx - 1 mês, 2 semanas atrás

    Enquanto isso , vai quebrar a maioria das empresas e trazer muito desemprego

    7 11

  • Gabriel Tiaguim | 1 mês, 2 semanas atrás

    palhaçada colocar Patos no noroeste... somos Alto Paranaíba e Triângulo, noroeste só tem porqueira.

    46 123 Responder

    Raposa Noroeste - 1 mês, 2 semanas atrás

    Infeliz comentário, uma vez que a região Noroeste tem a maior produção da agriciltura Estadual. .

    15 0

    GUSTAVO - 1 mês, 2 semanas atrás

    voces de patos acham q são os bons em patos so tem droga e puta fala serio

    9 32

    PEDRO - 1 mês, 2 semanas atrás

    porqueira e patos so tem drogado e biscate q acha que e bom kkkkkkkkkkkkkkkkkk cidade lixo com esgoto fedorento pra todo lado

    5 9

    Respondendo ao Gustavo - 1 mês, 2 semanas atrás

    Perdeu a oportunidade de se calar, você deve andar em um meio bem pesado né? Pois a gente só acha aquilo e o que você procura, seu interesse deve ser nessas duas coisas por isso tem essa visão. lamentável, se ponha no lugar de pais, irmãos e maridos das mulheres patenses lendo esse seu cometário podre e asqueroso.

    14 1

    carlla - 1 mês, 2 semanas atrás

    Nao existe formalmente região do alto paranaiba. Isso foi inventado pela tv triangulo nos anos 80.

    4 0

    PEDRO E GUSTAVO - 1 mês, 2 semanas atrás

    Certamente deve ser por isso que as mães de vocês se mudaram pra cá. Não se reprimam, tá tudo bem se vocês são filhos da puta.

    2 2

carregar mais comentários