Novo Decreto fecha atividades não essenciais e amplia horário de supermercados e postos

Já era noite quando o novo Decreto foi publicado.

publicado em 31/07/2020, por Maurício Rocha


Foto aérea de Patos de Minas.

Apenas serviços essenciais poderão funcionar a partir de deste sábado (01). O prefeito José Eustáquio publicou novo decreto já na noite dessa sexta-feira (31) determinando o cumprimento das medidas estabelecidas no “Onda Verde”. Por outro lado, o Decreto amplia o horário de funcionamento de postos de combustíveis e supermercados, com restrições.

Como o Patos Hoje havia anunciado, o Comitê Estadual da Covid-19 regrediu a região de Patos de Minas da “Onda Branca” para a “Onda Verde”. Representantes do município passaram o dia tentando convencer o Governo do Estado a manter a região na “Onda Branca” do Plano Minas Consciente e chegou a enviar ofício para o Comitê, mas pelo que tudo indica não houve resultado. Já era noite quando o novo Decreto foi publicado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

“Fica o município de Patos de Minas reclassificado para “Onda Verde” no período de 1º de agosto a 08 de agosto de 2020, em conformidade com a deliberação número 71 de 29 de julho de 2020 do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 permitindo a retomada apenas das atividades essenciais”, diz o Decreto. O horário de funcionamento dos estabelecimentos permitidos na “Onda Verde” deverão seguir decretos anteriores.

Supermercados e postos de combustíveis

Por outro lado, o novo Decreto amplia o horário de atendimento dos postos de combustíveis e supermercados. Os postos de combustíveis poderão funcionar 24 horas por dia, a depender da vontade do dono. Já os supermercados poderão funcionar de 7h da manhã às 22 horas. Em contrapartida, os estabelecimentos deste segmento deverão fazer controle de acesso e poderão permitir a entrada de somente uma pessoa do grupo familiar ou não familiar.

Os hipermercados, supermercados, bancos, caixas econômicas e as cooperativas de crédito deverão realizar a medição de temperatura dos clientes e funcionários antes de adentrarem no recinto, mediante a utilização de termômetros digitais. Os estabelecimentos deverão iniciar a aferição das temperaturas em até 10 dias. Sendo aferida a temperatura de 37,8ºC ou superior, não será permitida a entrada da pessoa no estabelecimento, devendo se dirigir imediatamente a uma unidade de saúde. Essa medida é para estabelecimentos com mais de 500 metros quadrados.

Fica autorizada a liberação do funcionamento dos atendimentos de saúde e assistência oferecidos pelas Clínicas Escolas dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Medicina Veterinária e Laboratórios de Análises Clínicas. Os estágios para estudantes dos cursos da área de saúde também estão liberados.

CLIQUE AQUI para ver o decreto na íntegra.

Autor: Maurício Rocha Postado em 31/07/2020
Compartilhe:

129 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Beth | 5 dias, 23 horas atrás

    PREFEITO TA APOIANDO AS AUTOS ESCOLA TRABALHAR?? AQUI NO CAICARAS TA SO O LOTE DELAS E NOS LOJISTA ?? COMO FICA

    2 2 Responder

    MARTHA - 5 dias, 20 horas atrás

    até onde eu sei aula de direção é individual então não tem porque ser restrita. ja o comercio daqui a gente sabe que não respeita nem um pouco as determinações de evitar aglomeração. então que permaneçam fechados até aprenderem e entenderem o quão grave é esse momento em que vivemos

    1 2

  • Comerciante | 6 dias atrás

    Até quando nos comerciantes vamos ser injustiçados?? Essas AUTOS ESCOLA são melhores que agente ?? Tem um monte delas treinando ali no bairro CAIÇARAS , cadê os mesmo FISCAIS que multa nós lojista?????

    3 4 Responder

  • Dona de loja | 6 dias atrás

    Sou dona de uma loja de roupas estou com mercadorias paradas ,não posso abrir,enquanto as AUTOS ESCOLA estão trabalhando normal aqui no meu bairro CAIÇARAS.. Alguém me explica eles são essencial?????????

    2 1 Responder

  • Realista | 6 dias atrás

    Acho engraçado as pessoas falarem o que é essencial ou não, donos de empresas também tem suas famílias para sustentarem. Minha opinião é ou fecha tudo ou não fecha nada!

    6 2 Responder

  • Comerciante | 6 dias, 8 horas atrás

    PREFEITO ., enquanto depender de onda para manter cidade e não ter um Prefeito para assumir as ordens novamente., e sim querer só o dinheiro do governo para a cidade que não vai para cidade o comércio vai quebra muitos desempregados, galerias já entregaram as lojas, no centro muitos comerciantes já entregaram as lojas porém o PREFEITO PREOCUPA COM A ONDA E NÃO COM AS FAMÍLIA ., O Povo quer trabalhar o IPTU já chegou como vamos ficar a prefeitura vai deixa isento., quero ver os vereadores pedir votos .,,, TÁ UMA VERGONHA

    1 2 Responder

  • Patos Festas de Minas | 6 dias, 15 horas atrás

    Patos só quer saber de festas e roupinhas de marca . Eta povinho metido. Graças a Deus que não teve Festa de Milho. Essa Festa tirá o dinheiro e o sossego da cidade. Sumam com essa festa daqui. Eta corona.

    16 11 Responder

  • Aparecida | 6 dias, 19 horas atrás

    AUTO ESCOLA NAO É ESSENCIAL!!!

    7 9 Responder

  • Uai sô | 6 dias, 22 horas atrás

    Estou trabalhando em patrocínio pq sou obrigado á trabalhar e agradeço á Deus por ainda ter um emprego. Patrocínio tem pouco mais de 100 mil abitantes é menor que Patos. Mas lá está tudo funcionando até bares. E os casos la São 1/3 dos nossos. A população RESPEITA as normas e tudo funciona. O que eu quero dizer é que a gente tem que seguir o mesmo padrão. Respeitar as normas e consequentemente abrir tudo e voltar a vida normal assim como lá. A pandemia não escolhe cor da pele, rico ou pobre e muito menos Que é de direita ou esquerda. Somos um só povo! Somos Brasileiros, somos Patenses, não podemos brincar com isso e fazer disso uma politicagem. Vamos fazer nossa parte! Deixar o presidente trabalhar e o prefeito trabalhar. Se a gente não gostar a gente vota e troca! Nesse momento precisamos nos unir e fazer nossa parte! Vamos cuidar da gente e voltar a trabalhar nós todos. Esquecer festinhas por enquanto. Quando isso tudo passar e vai passar. Vamos poder nos abraçar de novo, comemorar, beijar fazer festas até o sol raiar. Mas agora vamos nos concientizar! Vamos ser humildes. Pq ja se foram todo tipo de pessoas. Que a gente tire uma lição disso e possamos ser mais humildes e justos. Nós patenses estamos perdendo nossa cultura, nossa história e se tornando o que não somos. Que Deus abençoe e proteja nossa cidade e nossa população.

    36 4 Responder

  • Cidadão | 1 semana atrás

    De acordo com várias pesquisas realizadas no Google e em outras bibliotecas mundialmente reconhecidas, onde a questão é elevada ao cubo na base dez, se analisarmos a situação como adultos, podemos chegar a conclusão de que o meu comentário não tem nada a ver com o que vocês aspiram saber, mas eu particularmente fico muito feliz por lerem o meu comentário até o fim. Obrigado.

    12 44 Responder

  • João | 1 semana atrás

    Como eles vão saber pra faser entrar só um de uma família muitos n respeita vejo marido chega entra fila dali 5 minutos esposa chega entra tb lá dentro dois vai faser conpra

    6 3 Responder

carregar mais comentários