Os profissionais estavam trajando uma vestimenta toda preparada para lidar com pacientes infectados por Covid-19.

Samu está na linha de frente no combate ao coronavírus e já percebe um aumento nos chamados para transferir pacientes da Covid-19. Na tarde dessa quinta-feira (04), um com sintomas de infecção pelo novo coronavírus teve que ser levado da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – para o Hospital Regional. O coordenador do Samu explicou como é feito este trabalho.

O médico Alexsander Gonçalves explicou que os profissionais designados para realizarem o transporte de pacientes com suspeita de Covid-19 recebem proteção extra. Além do uniforme, eles usam macacões especiais, máscaras, defletores, luvas, gorros e proteção nos pés. O coordenador do Samu explicou que o vírus é altamente contagioso e esses cuidados são importantes para evitar que os profissionais sejam infectados.

O coordenador do Samu de Patos de Minas parabenizou os profissionais e destacou que todos fizeram o teste para coronavírus e o resultado foi negativo. Alexsander informou também que a médica do Samu que havia testado positivo para a doença já está apta para voltar ao tralho, uma vez que o terceiro teste que analisa a transmissão teve resultado negativo.

Esse não foi o primeiro paciente com suspeita de coronavírus transportado pelo Samu e os profissionais sabem que não será o último. Por isso, todos os cuidados são adotados, inclusive com terceiros. Na chegada ao Pronto Socorro do Hospital Regional, as pessoas que estavam no local foram orientadas a saírem para evitar o risco de contaminação.