Imagem: Arquivo Patos Hoje

A pandemia de coronavírus afetou a todos, mas alguns acabaram sendo mais atingidos. Trabalhando diretamente com os pacientes infectados, os funcionários da área de saúde estão sofrendo com os efeitos da aceleração dos casos na região. Dezenas de profissionais da rede pública e privada de Patos de Minas tiveram que ser afastados.

O Patos Hoje recebeu informações de que há cerca de 30 profissionais no Hospital Regional Antônio Dias que tiveram que ser afastados por estarem infectados ou por terem tido contato com pessoas infectadas pelo coronavírus. Em outro hospital particular, a informação é de que mais de 20 profissionais tiveram que ser afastados.

Patos de Minas é referência no tratamento de saúde para 33 municípios, o que abrange uma população de 701 mil habitantes. Trinta pacientes que moram em Patos de Minas estão internados nos hospitais da cidade devido à Covid-19. Além desses 30, ainda há os pacientes de outras cidades da região que também estão recebendo tratamento na cidade.

Profissionais do Samu também já tiveram testes positivos. Além de uma médica que já foi tratada, o coordenador do Samu, Dr. Alexander Gonçalves, informou que um condutor testou positivo e está afastado do serviço. “Ele apresentou febre e mal-estar, mas não precisou ser internado. Até o momento, mais de 20 profissionais que tiveram contato com ele já foram testados e o resultado foi negativo. Os testes serão feitos em todos”, concluiu.

O Doutor Gabriel Fernandes, pesquisador da Fiocruz, que inclusive é de Patos de Minas, salientou no Contraponto dessa terça-feira (24) que a única forma existente até o momento de controlar a pandemia é o isolamento social. Segundo ele, a vacina seria a outra forma, mas ela ainda não existe. O profissional é considerado um dos maiores especilistas em coronavírus do país.